ROCKET 3 GT: A moto com o maior motor do mundo
A Rocket 3 GT da Triumph é a quinta geração da moto que tem 20 anos de existência, ou seja um moto co tradição no mercado. E literalmente, o nome Rocket quer dizer foguete e isso já diz muito sobre essa nave.
Design e Características da Rocket 3 GT
A Rocket 3 GT é uma Muscle bike, que poderia ser categorizada na categoria dragster também, ou seja, uma moto de arrancadas. O design chama a atenção, uma vez que ela vem com um visual muito musculoso e acabamento de primeira. O tanque é muito detalhado, e a pintura é requintada, com o emblema da Triumph nos mínimos detalhes.
O modelo possui farol duplo em LED, com DRL, que lhe dá uma identidade própria, além disso com ela é a versão GT, que possui pedaleiras avançadas e sissy bar no garupa, além desta bolha fixa, sem ajuste.
O painel é muito completo com modos de pilotagem, com aplicativo, sensor de presença, botoeiros e tomada debaixo do banco.
Motor e Desempenho da Rocket 3 GT da Triumph
O motor é o maior produzido em série na atualidade, com 2.458cc, 3 cilindros que geram 182cv de potência máxima a 7000giros e 22.9kgf.m de torque. Ele vem com acelerador eletrônico, cambio de 6 marchas e transmissão final por eixo cardan.
Freios e Suspensão
Nos freios, temos disco duplo na dianteira com 320mm de diâmetro, com pinças radiais Brembo Stylema de 4 pistões, malha de aço Aeroquip, além disso na traseira, disco com 300mm de diâmetro. Além do ABS nas duas rodas, ela também vem com ABS de curva.
Na dianteira, ela vem com suspensão invertida da Showa, com diâmetro de 47mm e curso total de 107mm, com ajuste manual aqui de compressão e retorno em cada lado, bem como na traseira, temos balança monobraço, mola única também da Showa, com reservatório piggyback, com 107mm de curso.
Rodas e Banco
As rodas são de alumínio fundido com 10 raios, aro 17 na dianteira e 16 na traseira, com detalhe para a largura desse pneu com 240mm. A válvula de calibragem em L, ou seja o que facilita a vida do motociclista na hora de calibrar a Rocket 3 GT.
O banco é bipartido, em 2 níveis, bem como muito bonito e macio, com encosto para garupa. A moto pesa 320kg, já com todos os líquidos e o tanque que tem capacidade para 18 litros de gasolina.
Quem compra a moto com o maior motor do mundo certamente não está preocupado com o consumo, porém segundo a Triumph o consumo da Rocket 3 GT é, em média, 15km/l, o que seria considerado um consumo bom por muitos motociclistas dada a capacidade do motor.
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Análise Completa com os Pontos Positivos e Negativos da Triumph Rocket 3 GT
O apelido “foguete” da Triumph Rocket 3 GT não existe à toa. Para entender suas qualidades, dividimos seus pontos fortes em categorias que mostram por que ela é uma moto tão icônica.
Estilo e Presença Imponente
- Design: Primeiramente, a moto exibe um visual extremamente musculoso, digno de uma verdadeira muscle bike. Por isso, seu design intimida e chama a atenção por onde passa, reforçando a sensação de poder.
- Acabamento: O nível de detalhe é realmente excepcional. De fato, a pintura é requintada e a Triumph aplica o emblema com precisão. Além disso, cada componente transparece alta qualidade na construção.
- Ronco: O som que emana dos três cilindros é uma característica marcante. Sem dúvida, o ronco grave e poderoso complementa a experiência e a personalidade forte da moto.
Potência e Controle Absolutos
- Motor (Potente, mas suave na cidade): Este é o seu maior destaque. Com 2.458cc, ele representa o maior motor em produção seriada e gera incríveis 182cv. Apesar da força brutal, ele se mostra surpreendentemente dócil e controlável na cidade.
- Freios (Freia muito): A Triumph superdimensionou o sistema de freios para a moto. Na dianteira, por exemplo, ele possui disco duplo de 320mm com pinças radiais Brembo Stylema. Na traseira, um disco de 300mm completa o conjunto e, como resultado, a capacidade de frenagem é segura e extremamente potente.
- Transmissão por Eixo Cardã: A transmissão final por eixo cardã representa um grande benefício. Ela oferece uma entrega de potência mais suave e, acima de tudo, exige muito menos manutenção do que um sistema por corrente.
Tecnologia e Segurança de Ponta
- Eletrônica (Hill hold, controle de tração, ABS de curva): A Rocket 3 GT vem com um pacote eletrônico completo. Ela inclui controle de tração, múltiplos modos de pilotagem e o essencial ABS de curva. Adicionalmente, possui o assistente de partida em rampa (Hill Hold), que facilita muito o arranque em subidas.
- Painel completo: O painel digital é moderno e oferece uma infinidade de informações. Ele também conta com conectividade via aplicativo, permitindo, assim, uma interação completa com a moto.
- Smartkey: A chave de presença (smartkey) adiciona uma camada de conveniência. Dessa forma, o piloto pode ligar a moto sem precisar tirar a chave do bolso.
Benefícios e Praticidade
- Não raspa (nas lombadas nem nas curvas): Apesar de seu tamanho, o projeto da Rocket 3 GT foi bem pensado. Por isso, ela possui uma boa distância do solo, evitando que raspe em lombadas ou mesmo em curvas mais acentuadas.
- Pouco visada: Por ser uma moto de nicho, muito grande e específica, ela não entra no foco principal dos furtos e roubos. Com isso, o proprietário tem mais tranquilidade no dia a dia.
Análise Completa: Pontos Negativos da Triumph Rocket 3 GT
Apesar das qualidades, alguns pilotos podem ver certos pontos da Rocket 3 GT como desvantagens, dependendo do seu perfil de uso.
Custo e Equipamentos de Série
- Cara: Com um preço que supera os R$ 130.000, ela se posiciona como um produto de alto luxo. Portanto, seu custo de aquisição é um fator limitante para a maioria.
- Não vem quickshifter de série: Para uma moto desta categoria, a ausência de um quickshifter como item de fábrica é uma falha notável. Muitos concorrentes já oferecem essa tecnologia.
- Não vem com amortecedor de direção: Da mesma forma, os pilotos esperam encontrar um amortecedor de direção em motos de alta performance, mas, infelizmente, ele não faz parte do pacote padrão.
Conforto e Uso no Dia a Dia
- Esquenta: O motor gigante de quase 2.500cc gera muito calor. Consequentemente, em trânsito lento, o motor transfere esse calor para o piloto, o que pode ser bastante desconfortável.
- Suspensão dura: Embora utilize componentes de qualidade da marca Showa, a calibragem da suspensão é naturalmente firme. Em contrapartida, essa firmeza pode ser sentida de forma negativa em pisos irregulares.
- Baixa autonomia: A moto consome em média 15 km/l com um tanque de 18 litros, resultando em uma autonomia de cerca de 270 km. Para uma moto com a sigla “GT” (Grand Tourer), essa autonomia pode ser considerada baixa.
Manobrabilidade e Agilidade
Ruim de curva: Este ponto não significa que ela raspa. No entanto, ela não é uma moto ágil para contornar curvas, pois exige força do piloto para inclinar e mudar de direção.
Pesada e esterça pouco: A moto pesa 320 kg. Esse peso, quando combinado a um ângulo de esterço limitado, torna as manobras em baixa velocidade um verdadeiro desafio.
Ruim para manobrar: Como resultado direto do ponto anterior, estacionar ou sair de vagas apertadas exige muita força e planejamento por parte do piloto.
Ruim pra cidade: Em resumo, a combinação de peso, calor do motor e baixa agilidade faz dela uma moto pouco prática para o ambiente congestionado das grandes cidades.
A Rocket 3 GT é uma moto que não adianta nada falando sobre ela aqui meia hora. Você precisa pilotar para entender tudo o que essa máquina oferece.