R12 BMW: Teste completo com pontos positivos e negativos
A BMW R12 é uma cruiser com alma retrô, coração boxer e presença de sobra na estrada. Embora já tivesse sido lançada na europa há algum tempo, ela foi lançada no Brasil em 2024, faz parte da família Heritage que também conta com a R18. Em resumo, a R12 resgata o espírito pioneiro da BMW, no entanto agora com um motor boxer de 1.170cc e muita tecnologia.
Design e Acabamento
A BMW fez um trabalho incrível ao misturar elementos retrô com acabamento premium e toques modernos sutis. Ela é minimalista e em muitos lugares você vê elementos o logo da BMW ou o nome BMW. O tanque em formato de gota, com linhas arredondadas, remete às motos clássicas dos anos 70, além disso ele tem capacidade para 14 litros de gasolina. O chassi e o motor ficam bem expostos, dando mais robustez à moto.
Iluminação e Indicadores
Todas as luzes são em LED e o farol redondo da R12 traz o ar retrô. O farol tem iluminação adaptativa em curvas, além disso os piscas têm cancelamento automático e os piscas traseiros são multifuncionais, funcionando como piscas, lanterna ao mesmo tempo, dando um ar minimalista.
Assento e Altura
Embora ela esteja sem assento do garupa, ela sai de fábrica com os dois assentos. No entanto, para teste, a BMW disponibilizou com apenas o assento do garupa, que vem no formato sela e é bem largo. A altura até o solo é de 75,4 cm, se encaixando na maioria dos pilotos, além disso ela tem um metro e 52 de entre eixos, é uma moto comprida, e seu peso tem 227kg já considerando os líquidos e o tanque de combustível.
Painel e Conectividade
O painel digital TFT colorido é um dos itens de destaque, oferecendo conectividade Bluetooth para que o piloto possa acessar informações de navegação, chamadas e mensagens diretamente no display. O assistente de partida em subida, aquecedor de manoplas, amortecedor de direção, controle de tração e botões USB com adaptador são alguns dos recursos disponíveis.
Motor e Desempenho
Suspensão e Rodas
A suspensão dianteira é invertida sem ajuste, com 45mm de curso. Na traseira, temos balança monobraço, 90mm de curso, por outro lado, na traseira, temos mola única bem centralizada aqui debaixo do assento, com o ajuste na pré-carga, aqui na roldana. Os freios são duplos, ventilados, com diâmetro de 310mm e pinça de freio radial monobloco de 4 pistões da Brembo.
O motor é bicilíndrico, com 1170cc com 95cv de potência e 11 kg de torque. Ele tem 6 marchas e embreagem hidráulica. A transmissão final é por eixo cardã. O escapamento duplo fica do outro lado.
Na traseira, temos disco com 265mm de diâmetro e ABS Pro. As rodas são de alumínio fundido, raiadas, sem câmara de ar. As rodas têm ARO 19 na dianteira e ARO 16 na traseira, com válvula de calibragem em L.
Consumo e Seguro
O consumo é de 12 km/l. O seguro é disponível com opções de cobertura e preço variáveis, para fazer a cotação do seguro para a R12 clique aqui.
Pontos Positivos e Negativos da R12
Para entender o que torna a R12 especial, dividimos seus pontos fortes em categorias que mostram o cuidado da BMW em cada detalhe.
Estilo e Construção Premium
- Design imponente e bonito: A moto combina com sucesso o retrô e o moderno. Seu tanque remete aos anos 70, enquanto o chassi exposto confere um visual robusto. Além disso, o farol redondo em LED completa sua estética única.
- Acabamento: A R12 se destaca pelo acabamento premium, com materiais de alta qualidade e atenção aos detalhes, reforçando o cuidado da marca na construção.
Desempenho e Pilotagem
- Motor divertido: O coração da R12 é um potente motor boxer de 1.170cc com 95 cv. Aliado ao câmbio de 6 marchas e eixo cardã, o resultado é uma pilotagem prazerosa e com força de sobra.
- Quick shifter (Assistente de Troca de Marchas Pro): Essa tecnologia permite trocas de marcha sem usar a embreagem. O resultado são mudanças mais rápidas e suaves, melhorando o desempenho.
- Não raspa: Apesar de longa e baixa, seu projeto permite boa inclinação em curvas. Portanto, as pedaleiras não raspam facilmente no asfalto.
- Freios: O sistema de freios é de alta performance, com disco duplo dianteiro, pinças Brembo e o eficiente sistema ABS Pro.
Tecnologia e Segurança
- Painel digital com conectividade: Conta com um moderno painel TFT colorido com conexão Bluetooth. Assim, o piloto pode acessar GPS e atender chamadas.
- Controle de tração: Recurso de segurança fundamental que evita a perda de aderência em acelerações. Com isso, proporciona uma pilotagem mais segura.
- Assistente de partida em subida: Um sistema muito útil que segura a moto automaticamente em aclives. Dessa forma, facilita a partida em rampas com mais segurança.
Conforto e Conveniência
- Aquecedor de manoplas: Um item de conforto essencial para dias frios. Ele mantém as mãos do piloto aquecidas, garantindo assim mais conforto e controle.
- Não esquenta: Seu sistema de arrefecimento é eficiente, evitando que o calor excessivo chegue ao piloto, o que aumenta o conforto no trânsito.
- Suporte de celular de série: Um item de conveniência que já vem instalado de fábrica, permitindo acomodar o smartphone de forma segura.
- Vem dois bancos: A moto sai de fábrica preparada para levar garupa, incluindo o segundo assento, o que oferece mais versatilidade.
- Acessórios originais: A BMW oferece uma linha completa de acessórios, permitindo que o proprietário personalize a moto mantendo a qualidade.
Análise Completa: Pontos Negativos da BMW R12
Apesar das qualidades, alguns pontos da R12 podem não agradar a todos os perfis de pilotos. Veja os detalhes abaixo.
Conforto e Ergonomia em Viagens
- Suspensão dura na traseira: O conjunto traseiro é rígido e absorve pouco as irregularidades do asfalto. Como resultado, os impactos são transmitidos ao piloto.
- Banco duro: O assento principal é rígido, ou seja, causa desconforto rapidamente, mesmo em trajetos curtos.
- Banco ruim em longas viagens: Consequência do banco duro, o desconforto se intensifica com o tempo, podendo causar dores e fadiga em viagens.
- Ruim para garupa: A experiência para o passageiro é igualmente negativa. A combinação de suspensão e banco duros torna a viagem desconfortável para o garupa.
Manobrabilidade e Uso Urbano
- Pesada: Com 227 kg, seu peso elevado pode dificultar manobras em baixa velocidade, exigindo mais força e cuidado do piloto.
- Esterça pouco: O ângulo de giro do guidão é limitado. Na prática, isso resulta em um raio de giro grande, tornando a moto pouco ágil em retornos e garagens.
- Ruim na cidade: Este ponto é uma soma de outros fatores. O peso elevado e a baixa capacidade de esterçar fazem dela uma moto pouco prática no trânsito urbano.
Motor e Autonomia
- Motor fraco em baixas rotações: O motor entrega sua força melhor em rotações médias e altas. Em baixas rotações, a resposta é mais lenta.
- Baixa autonomia: Com consumo médio de 12 km/l e tanque de 14 litros, a autonomia é de apenas 168 km, obrigando paradas frequentes.
- Não tem marcador de combustível: Uma ausência notável para uma moto premium. Por causa disso, o piloto precisa confiar no hodômetro parcial, o que é pouco prático.
Equipamentos R12 Cruiser e R12 Option 719
Em suma, os equipamentos R 12 Cruiser e R 12 Option 719 são disponíveis em cores diferentes e incluem recursos adicionais, como assistente de partida em subida, assistente de troca de marchas Pro, controle de velocidade de cruzeiro e manoplas aquecidas. O preço varia de acordo com a configuração escolhida.
Em resumo, a BMW R12 é uma cruiser com alma retrô, coração boxer e presença de sobra na estrada. Com um design incrível, recursos modernos e uma variedade de opções de configuração e preço, além disso é uma ótima opção para os motociclistas que buscam uma experiência de condução única e divertida.