R12 BMW TESTE COMPLETO, PROS E CONTRAS E PREÇO
A BMW R12 é uma cruiser com alma retrô, coração boxer e presença de sobra na estrada. Embora já tivesse sido lançada na europa há algum tempo, ela foi lançada no Brasil em 2024, faz parte da família Heritage que também conta com a R18. Em resumo, a R12 resgata o espírito pioneiro da BMW, no entanto agora com um motor boxer de 1.170cc e muita tecnologia.
Design e Acabamento
A BMW fez um trabalho incrível ao misturar elementos retrô com acabamento premium e toques modernos sutis. Ela é minimalista e em muitos lugares você vê elementos o logo da BMW ou o nome BMW. O tanque em formato de gota, com linhas arredondadas, remete às motos clássicas dos anos 70, além disso ele tem capacidade para 14 litros de gasolina. O chassi e o motor ficam bem expostos, dando mais robustez à moto.
Iluminação e Indicadores
Todas as luzes são em LED e o farol redondo da R12 traz o ar retrô. O farol tem iluminação adaptativa em curvas, além disso os piscas têm cancelamento automático e os piscas traseiros são multifuncionais, funcionando como piscas, lanterna ao mesmo tempo, dando um ar minimalista.
Assento e Altura
Embora ela esteja sem assento do garupa, ela sai de fábrica com os dois assentos. No entanto, para teste, a BMW disponibilizou com apenas o assento do garupa, que vem no formato sela e é bem largo. A altura até o solo é de 75,4 cm, se encaixando na maioria dos pilotos, além disso ela tem um metro e 52 de entre eixos, é uma moto comprida, e seu peso tem 227kg já considerando os líquidos e o tanque de combustível.
Painel e Conectividade
O painel digital TFT colorido é um dos itens de destaque, oferecendo conectividade Bluetooth para que o piloto possa acessar informações de navegação, chamadas e mensagens diretamente no display. O assistente de partida em subida, aquecedor de manoplas, amortecedor de direção, controle de tração e botões USB com adaptador são alguns dos recursos disponíveis.
Motor e Desempenho
Suspensão e Rodas
A suspensão dianteira é invertida sem ajuste, com 45mm de curso. Na traseira, temos balança monobraço, 90mm de curso, por outro lado, na traseira, temos mola única bem centralizada aqui debaixo do assento, com o ajuste na pré-carga, aqui na roldana. Os freios são duplos, ventilados, com diâmetro de 310mm e pinça de freio radial monobloco de 4 pistões da Brembo.
O motor é bicilíndrico, com 1170cc com 95cv de potência e 11 kg de torque. Ele tem 6 marchas e embreagem hidráulica. A transmissão final é por eixo cardã. O escapamento duplo fica do outro lado.
Na traseira, temos disco com 265mm de diâmetro e ABS Pro. As rodas são de alumínio fundido, raiadas, sem câmara de ar. As rodas têm ARO 19 na dianteira e ARO 16 na traseira, com válvula de calibragem em L.
Consumo e Seguro
O consumo é de 12 km/l. O seguro é disponível com opções de cobertura e preço variáveis, para fazer a cotação do seguro para a R12 clique aqui.
Pontos Positivos e Negativos da R12
A seguir são apresentados os pontos positivos da R12:
- Design imponente e bonito
- Motor divertido
- Aquecedor e manoplas
- Controle de tração
- Quick shifter
- Assistente de partida em subida, muito útil
- Acabamento
- Não raspa
- Não esquenta
- Painel digital com conectividade
- Suporte de celular de série
- Vem dois bancos
- Acessórios originais
- Freios
Por outro lado, os pontos negativos da BMW R12 são:
- Pesada
- Não tem marcador de combustível
- Suspensão dura na traseira
- Banco duro
- Banco ruim em longas viagens
- Ruim para garupa
- Esterça pouco
- Ruim na cidade
- Motor fraco em baixas
- Baixa autonomia
Equipamentos R12 Cruiser e R12 Option 719
Em suma, os equipamentos R 12 Cruiser e R 12 Option 719 são disponíveis em cores diferentes e incluem recursos adicionais, como assistente de partida em subida, assistente de troca de marchas Pro, controle de velocidade de cruzeiro e manoplas aquecidas. O preço varia de acordo com a configuração escolhida.
Em resumo, a BMW R12 é uma cruiser com alma retrô, coração boxer e presença de sobra na estrada. Com um design incrível, recursos modernos e uma variedade de opções de configuração e preço, além disso é uma ótima opção para os motociclistas que buscam uma experiência de condução única e divertida.