KTM 990 Duke 2024: a naked cavaluda que ameaça as outras da categoria
A KTM, marca austríaca reconhecida pela sua performance e design arrojado, voltou em grande estilo ao Salão EICMA em Milão, revelando ao mundo a nova 990 Duke. Mas esta máquina explosiva, com 123 Cv de potência e apenas 179 kg de peso, é uma celebração dos primeiros 30 anos da série Duke. Agendada para chegar às concessionárias em janeiro, a KTM 990 Duke 2024 é a mais recente adição a essa família de motos lendárias. Mas querem esta moto no Brasil?
Confira mais novidades do EICMA 2023.
KTM 990 Duke 2024: design super agressivo
A estética da nova KTM 990 Duke 2024 segue a linha estabelecida por seus predecessores da série Duke. Linhas nítidas e agressivas que se estendem em direção à dianteira. Mas o tanque de aço com capacidade de 14,5 litros complementa perfeitamente o design da moto. O que confere uma postura emocionante e agressiva. A altura do assento de 825 mm é projetada para favorecer a estabilidade do piloto. Mas as pedaleiras de alumínio com inserções de borracha são posicionadas para proporcionar uma experiência de pilotagem esportiva.
O guidão de alumínio, ajustável em quatro posições, oferece uma posição de pilotagem ereta e confortável. Mas o farol dianteiro da KTM 990 Duke 2024 é de LED e apresenta um novo layout. Um logo KTM cromado e luzes diurnas integradas que ajustam a luminosidade de acordo com a luz ambiente. Mas o painel de instrumentos da 990 Duke inclui um display TFT colorido de 5 polegadas e uma porta USB-C. Entre as opções de cores, destaca-se a tonalidade “Electronic Orange” em comemoração aos 30 anos da série Duke.
Potência e desempenho do motor
O coração da KTM 990 Duke 2024 é um compacto motor LC8c, uma versão reconfigurada do motor KTM já conhecido, otimizado para fornecer 123 Cv de potência a 9.500 rpm e 103 Kgf.m de torque a 6.750 rpm. Mas este motor tem perfil mais agressivo e tempo de abertura das válvulas mais longos em comparação com a versão da 890 Duke. Além disso, os pistões, bielas e virabrequim foram alterados. Mas o sistema de escape é completamente em aço inoxidável, e a central eletrônica controla a injeção de combustível para garantir a composição correta dos gases de escape.
As emissões de CO2 declaradas são surpreendentemente baixas, com apenas 110 g/km, e o consumo de combustível fica em torno de 4,7 litros por 100 km. Mas, para ajustar o comportamento do motor, há três modos de pilotagem de série e duas opções adicionais.
Ciclística aperfeiçoada
A KTM 990 Duke 2024 foi projetada em torno de um chassi de tubos de aço com geometria totalmente revisada, oferecendo maior estabilidade e rigidez lateral e torcional. Mas o chassi se conecta ao novo braço oscilante mais leve, proporcionando uma estrutura global mais estável. O pequeno chassi traseiro em alumínio fundido é composto pelo menor número possível de elementos e também abriga o airbox. As suspensões são assinadas pela WP Apex e consistem em uma forquilha dianteira de 43 mm com cartucho aberto e 140 mm de curso e um monoamortecedor a gás, ambos ajustáveis. A forquilha dianteira apresenta também placas de alumínio forjado com offset de 32 mm.
O sistema de freios da KTM 990 Duke 2024 é composto por dois discos flutuantes de 300 mm na roda dianteira, equipados com pinças radiais de quatro pistões, e um disco de 240 mm na roda traseira, todos gerenciados por um sistema ABS com calibração esportiva. Mas as rodas de 17 polegadas são as mesmas usadas na poderosa 1290 Super Duke, com a roda traseira adaptada para se encaixar no novo braço oscilante duplo e equipada com pneus Bridgestone S22 de fábrica.
Recursos de destaque
A KTM 990 Duke 2024 oferece três modos de pilotagem de série: “Sport,” “Street” e “Rain,” além de duas opções opcionais: “Performance” e “Track.” Esses modos afetam o funcionamento do controle de cruzeiro, do controle de lançamento e do sistema de controle de empinadas. O ABS e o controle de tração têm função de inclinação e são gerenciados por uma plataforma inercial de seis eixos. O ABS pode ser configurado para o modo “Supermoto,” permitindo mantê-lo ativo apenas na roda dianteira para derrapagens controladas.
Um recurso interessante é o “Demo Mode,” que permite aos proprietários testar todas as opções de software disponíveis nos primeiros 1.500 km. Mas após esse período, os clientes podem escolher quais recursos desejam adquirir, mesmo após a compra da moto. As ativações podem ser realizadas em qualquer concessionária autorizada.
A KTM 990 Duke 2024 promete ser uma das motos mais emocionantes de 2024, com um design agressivo, um motor poderoso e uma ciclística aprimorada. Com uma variedade de modos de pilotagem e recursos avançados, esta naked bike austríaca está pronta para cativar entusiastas de motos de alto desempenho em todo o mundo. Aguardamos ansiosamente a chegada dessa máquina às concessionárias em janeiro de 2024, quando a série Duke comemora seu 30º aniversário. Prepare-se para experimentar o que a KTM chama de “Ready to Race”!