KTM 790 Duke 2023: está de volta uma Fun Bike com preço acessível
A KTM 790 Duke 2023 retornou ao catálogo da marca em 2023, ao lado da 890 Duke, agora produzida pela CFMOTO. E mantém suas características dinâmicas de uma autêntica fun bike, sem deixar de lado a qualidade de construção. Mas o que queremos saber é se ela vem ao Brasil.
Mas. leia também sobre o maior evento que começa hoje (20 de julho).
KTM 790 Duke: encanto do passado com toque de modernidade
Ao sentar na KTM 790 Duke e pilotá-la durante vários dias, em diversas condições, somos transportados cerca de 30 anos no passado, à época em que as primeiras motos naked começavam a conquistar os corações. O sucesso no mercado atrai entusiastas com sua simplicidade estética e construtiva, mas com um enorme prazer de pilotagem.
Confira o vídeo de lançamento na Europa:
No entanto, não se enganem: a 790 Duke é uma moto extremamente moderna, com uma aparência e sensação minimalistas, mas ainda assim completa e bem projetada. Especialmente em relação à qualidade e construção, encontramos tudo bem feito como esperado, mesmo que tenhamos dedicado mais tempo do que o habitual para procurar qualquer falha.
Produção na China e preço acessível
A 790 Duke “média” é a primeira KTM de média cilindrada produzida integralmente na China, nas instalações da CFMOTO. Surpreendentemente, não encontramos nada anormal para destacar, exceto pelo preço, graças à decisão de transferir a produção. A última versão da 790 produzida na Europa resulta em um valor final interessante de 8.990 € (R$ 48.362,60 na cotação de hoje – 20 de julho de 2023), excluindo taxas de registro.
Características e eletrônica
O motor da KTM 790 Duke 2023 é bicilíndrico LC8c, com o quadro de treliça de aço apoiando o quadro traseiro de alumínio fundido. O pacote de suspensão WP Apex é eficiente, com garfo dianteiro de 43 mm de diâmetro e monoamortecedor traseiro, ambos sem ajustes. Os discos dianteiros têm 300 mm de diâmetro e pinças radiais KTM.
O pacote eletrônico é uma melhoria significativa, vindo diretamente da irmã mais velha, a 890 R. Com três modos de pilotagem (Sport, Street e Rain), todos com potência total, mas com respostas do acelerador dedicadas. A plataforma inercial de seis eixos permitiu a introdução do ABS cornering e oferece a possibilidade, para os mais exigentes, de optar pelo Track Pack. O que inclui o mapa Track, controle de tração ajustável e desativação do anti-wheelie. Outros pacotes opcionais são o Power Parts, que oferece controle de freio do motor, quickshifter bidirecional e piloto automático.
A Pilotagem: completamente KTM
Uma vez na sentado sobre essa moto, a confiança vem rapidamente. A 790 Duke possui uma excelente ergonomia entre o banco, as pedaleiras e o guidão, alcançando um bom equilíbrio entre pilotagem esportiva e uso diário. Ela é estreita nas laterarais e parece ser ainda menor do que realmente é. Um toque vindo do mundo off-road é o guidão ajustável, que pode ser afastado ou aproximado do piloto.
O motor LC8c responde com um ronco profundo, mas não muito invasivo, e a resposta ao acelerador é muito rápida graças ao ride-by-wire, com poucas vibrações devido ao duplo contrabalanceador. O funcionamento do quickshifter é preciso, mesmo quando se muda de marcha em baixas rotações.
A “Fun Bike” da KTM
A 790 Duke é ágil no trânsito, graças ao seu peso leve e à resposta rápida do motor bicilíndrico, que oferece potência desde as baixas rotações sem dificuldades aparentes. Pouca rotação do acelerador é suficiente para deixar todos para trás na largada de cada semáforo, e até mesmo o trajeto casa-trabalho se torna uma ótima oportunidade para se divertir. Afinal, o DNA desta Duke permanece sendo o de uma “fun bike” que deve proporcionar um grande prazer de pilotagem ao seu condutor.
Versátil e Afiada em Todas as Situações
Também se revela confortável o suficiente para uso diário, graças ao bom trabalho das suspensões. Embora não sejam ajustáveis e tenham uma configuração tendencialmente esportiva, absorvem bem até as irregularidades mais acentuadas. Mas o amortecedor traseiro sem link é um pouco seco em suas respostas.
O “Luna Park” da Duke
As mudanças de direção nunca são um problema, pelo contrário, tornam-se um componente importante do “Luna Park” 790 Duke, graças à facilidade com que são feitas, sempre arrancando um sorriso.
A frenagem é muito boa, perfeita para uso na estrada, com um ABS pouco invasivo, especialmente quando se decide usar o modo Supermoto. Mas que eleva o limiar de intervenção na roda dianteira e desativa o sistema na roda traseira. Mesmo em ritmo acelerado, as suspensões WP funcionam bem. Tem um suporte hidráulico muito bom, embora a dianteira, por vezes, pareça um pouco resistente na primeira fase da frenagem.
Na pilotagem esportiva, podemos apreciar plenamente as qualidades do motor LC8c, que possui boa potência em médias rotações. Isso permite um uso reduzido do câmbio e uma inclinação adequada para a parte superior do conta-giros. No entanto, é recomendado permanecer próximo ao regime de torque máximo, desfrutando, entre outras coisas, da eficácia do quickshifter, que se torna extremamente preciso em condução esportiva. A eletrônica funciona muito bem, com os controles que raramente se mostram, mas que estão sempre prontos para intervir em caso de excesso de confiança. Excelente trabalho!
A Duke Versátil e Afiada
Após alguns quilômetros de pilotagem com “faca nos dentes”, a média austríaca não se esquiva de momentos mais calmos, tornando-se uma companheira perfeita para passeios descontraídos, até mesmo a dois, já que o assento do passageiro é mais do que adequado.
Em suma, a KTM 790 Duke é uma naked média esportiva muito bem projetada, eficiente na pilotagem e que se adapta a muitas situações, sempre proporcionando grande satisfação ao seu piloto. Oferecendo um pacote sólido de desempenho, ciclística e eletrônica a um preço competitivo, a 790 Duke destaca-se como uma opção atraente no mercado.
Vale ressaltar que, apesar de compartilhar o motor com a CFMOTO NK800, a 790 Duke continua sendo uma moto distinta. Além do design, há diferenças significativas no chassi, suspensões e gestão eletrônica, proporcionando uma sensação distinta do caráter do twin austríaco. Enquanto a NK800 é uma moto equilibrada, com uma entrega de potência mais linear e resposta ao acelerador nem sempre constante, a 790 Duke é mais afiada, reativa e inclinada para uma condução agressiva, fiel à tradição KTM.
A KTM 790 Duke 2023 mantém viva a essência das fun bikes de sucesso do passado, proporcionando aos pilotos atuais uma experiência empolgante e emocionante, seja nas ruas urbanas movimentadas ou nas estradas sinuosas das montanhas. Com qualidade de construção mantida e um preço acessível, a Duke continua sendo uma opção tentadora para os apaixonados por motos em busca de diversão e adrenalina em duas rodas.