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KTM 790 Duke 2023: está de volta uma Fun Bike com preço acessível
A KTM 790 Duke 2023 retornou ao catálogo da marca em 2023, ao lado da 890 Duke, agora produzida pela CFMOTO. E mantém suas características dinâmicas de uma autêntica fun bike, sem deixar de lado a qualidade de construção. Mas o que queremos saber é se ela vem ao Brasil.
Mas. leia também sobre o maior evento que começa hoje (20 de julho).
KTM 790 Duke: encanto do passado com toque de modernidade
Ao sentar na KTM 790 Duke e pilotá-la durante vários dias, em diversas condições, somos transportados cerca de 30 anos no passado, à época em que as primeiras motos naked começavam a conquistar os corações. O sucesso no mercado atrai entusiastas com sua simplicidade estética e construtiva, mas com um enorme prazer de pilotagem.
Confira o vídeo de lançamento na Europa:
No entanto, não se enganem: a 790 Duke é uma moto extremamente moderna, com uma aparência e sensação minimalistas, mas ainda assim completa e bem projetada. Especialmente em relação à qualidade e construção, encontramos tudo bem feito como esperado, mesmo que tenhamos dedicado mais tempo do que o habitual para procurar qualquer falha.
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Produção na China e preço acessível
A 790 Duke “média” é a primeira KTM de média cilindrada produzida integralmente na China, nas instalações da CFMOTO. Surpreendentemente, não encontramos nada anormal para destacar, exceto pelo preço, graças à decisão de transferir a produção. A última versão da 790 produzida na Europa resulta em um valor final interessante de 8.990 € (R$ 48.362,60 na cotação de hoje – 20 de julho de 2023), excluindo taxas de registro.
Características e eletrônica
O motor da KTM 790 Duke 2023 é bicilíndrico LC8c, com o quadro de treliça de aço apoiando o quadro traseiro de alumínio fundido. O pacote de suspensão WP Apex é eficiente, com garfo dianteiro de 43 mm de diâmetro e monoamortecedor traseiro, ambos sem ajustes. Os discos dianteiros têm 300 mm de diâmetro e pinças radiais KTM.
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O pacote eletrônico é uma melhoria significativa, vindo diretamente da irmã mais velha, a 890 R. Com três modos de pilotagem (Sport, Street e Rain), todos com potência total, mas com respostas do acelerador dedicadas. A plataforma inercial de seis eixos permitiu a introdução do ABS cornering e oferece a possibilidade, para os mais exigentes, de optar pelo Track Pack. O que inclui o mapa Track, controle de tração ajustável e desativação do anti-wheelie. Outros pacotes opcionais são o Power Parts, que oferece controle de freio do motor, quickshifter bidirecional e piloto automático.
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A Pilotagem: completamente KTM
Uma vez na sentado sobre essa moto, a confiança vem rapidamente. A 790 Duke possui uma excelente ergonomia entre o banco, as pedaleiras e o guidão, alcançando um bom equilíbrio entre pilotagem esportiva e uso diário. Ela é estreita nas laterarais e parece ser ainda menor do que realmente é. Um toque vindo do mundo off-road é o guidão ajustável, que pode ser afastado ou aproximado do piloto.
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O motor LC8c responde com um ronco profundo, mas não muito invasivo, e a resposta ao acelerador é muito rápida graças ao ride-by-wire, com poucas vibrações devido ao duplo contrabalanceador. O funcionamento do quickshifter é preciso, mesmo quando se muda de marcha em baixas rotações.
A “Fun Bike” da KTM
A 790 Duke é ágil no trânsito, graças ao seu peso leve e à resposta rápida do motor bicilíndrico, que oferece potência desde as baixas rotações sem dificuldades aparentes. Pouca rotação do acelerador é suficiente para deixar todos para trás na largada de cada semáforo, e até mesmo o trajeto casa-trabalho se torna uma ótima oportunidade para se divertir. Afinal, o DNA desta Duke permanece sendo o de uma “fun bike” que deve proporcionar um grande prazer de pilotagem ao seu condutor.
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Versátil e Afiada em Todas as Situações
Também se revela confortável o suficiente para uso diário, graças ao bom trabalho das suspensões. Embora não sejam ajustáveis e tenham uma configuração tendencialmente esportiva, absorvem bem até as irregularidades mais acentuadas. Mas o amortecedor traseiro sem link é um pouco seco em suas respostas.
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O “Luna Park” da Duke
As mudanças de direção nunca são um problema, pelo contrário, tornam-se um componente importante do “Luna Park” 790 Duke, graças à facilidade com que são feitas, sempre arrancando um sorriso.
A frenagem é muito boa, perfeita para uso na estrada, com um ABS pouco invasivo, especialmente quando se decide usar o modo Supermoto. Mas que eleva o limiar de intervenção na roda dianteira e desativa o sistema na roda traseira. Mesmo em ritmo acelerado, as suspensões WP funcionam bem. Tem um suporte hidráulico muito bom, embora a dianteira, por vezes, pareça um pouco resistente na primeira fase da frenagem.
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Na pilotagem esportiva, podemos apreciar plenamente as qualidades do motor LC8c, que possui boa potência em médias rotações. Isso permite um uso reduzido do câmbio e uma inclinação adequada para a parte superior do conta-giros. No entanto, é recomendado permanecer próximo ao regime de torque máximo, desfrutando, entre outras coisas, da eficácia do quickshifter, que se torna extremamente preciso em condução esportiva. A eletrônica funciona muito bem, com os controles que raramente se mostram, mas que estão sempre prontos para intervir em caso de excesso de confiança. Excelente trabalho!
A Duke Versátil e Afiada
Após alguns quilômetros de pilotagem com “faca nos dentes”, a média austríaca não se esquiva de momentos mais calmos, tornando-se uma companheira perfeita para passeios descontraídos, até mesmo a dois, já que o assento do passageiro é mais do que adequado.
Em suma, a KTM 790 Duke é uma naked média esportiva muito bem projetada, eficiente na pilotagem e que se adapta a muitas situações, sempre proporcionando grande satisfação ao seu piloto. Oferecendo um pacote sólido de desempenho, ciclística e eletrônica a um preço competitivo, a 790 Duke destaca-se como uma opção atraente no mercado.
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Vale ressaltar que, apesar de compartilhar o motor com a CFMOTO NK800, a 790 Duke continua sendo uma moto distinta. Além do design, há diferenças significativas no chassi, suspensões e gestão eletrônica, proporcionando uma sensação distinta do caráter do twin austríaco. Enquanto a NK800 é uma moto equilibrada, com uma entrega de potência mais linear e resposta ao acelerador nem sempre constante, a 790 Duke é mais afiada, reativa e inclinada para uma condução agressiva, fiel à tradição KTM.
A KTM 790 Duke 2023 mantém viva a essência das fun bikes de sucesso do passado, proporcionando aos pilotos atuais uma experiência empolgante e emocionante, seja nas ruas urbanas movimentadas ou nas estradas sinuosas das montanhas. Com qualidade de construção mantida e um preço acessível, a Duke continua sendo uma opção tentadora para os apaixonados por motos em busca de diversão e adrenalina em duas rodas.