Kawasaki HEV híbrido chega em 2024 após dois anos de ser anunciada
A Kawasaki HEV está prestes a se tornar realidado. Apresentado na EICMA 2022, e entrará em produção em 2024. O chassi e a ciclística são os mesmos que as da Ninja 650. Mas o aspecto mecânico/elétrico representa uma revolução ainda totalmente por ser revelada.
Veja aqui a matéria sobre os 12 milhões de novos motociclistas.
Kawasaki HEV híbrido 2024
Há algum tempo o mercado direciona-se para as motos híbridas. Mas a Kawasaki sempre anunciou de forma oficial seus projets, despertando uma crescente curiosidade. Além disso, a fabricante de Akashi comunicou que o projeto Kawasaki HEV estará disponível no mercado a partir de 2024.
Confira aqui o vídeo de lançamento:
Mas sempre ficou evidente que seria “algo a mais”, e não apenas um conceito. Mesmo com poucos detalhes foram divulgados, inclusive em relação à componente endotérmica. No entanto, não se sabe se será composta pelo consagrado bicilíndrico de 650 cilindradas ou por algo diferente.
Mas, alguns detalhes sobre a ciclística, chassi e a novidade elétrica já foram divulgados.
Estrutura é a mesma da Ninja 650
A base do modelo HEV será a mesma da Ninja 650, com chassi em treliça, garfo dianteiro convencional e monoamortecedor ajustável na pré-carga. Mas tivemos um breve vislumbre disso no verão passado, antes do início das 8 Horas de Suzuka em 2022.
Sob a carenagem, encontraremos um sistema Mild Hybrid, composto por um gerador de 48 Volts com bateria de impulso recarregável através do sistema endotérmico.
Esse sistema será responsável por fornecer potência adicional ao motor ao ativar o modo e-boost. Além de oferecer suporte reduzido durante deslocamentos mais lentos no modo e-walk (também inclui a função de marcha a ré).
Ciclística
Quanto à transmissão, a montadora optou por um sistema semi-automático com embreagem hidráulica.
Esta última deverá ser controlada por uma central receptora de impulsos, tanto do pedal quanto dos comandos no guidão. Com uma gestão diferenciada entre baixas e altas velocidades, garantindo conforto durante a pilotagem. Mas também um funcionamento mais esportivo, quando necessário.
É evidente que o booster, a transmissão e a tecnologia é avançada e seu desenvolvimento teve um período de gestação bastante longo e cuidadoso.
Mas aguardamos mais um ano para descobrir melhor o alcance real dessa que se anuncia como uma grande novidade no segmento de motocicletas!