Kawasaki EV: as primeiras motos elétricas prestes a serem lançadas
A aguardada chegada das primeiras motos Kawasaki EV parece estar cada vez mais próxima. Documentos de homologação australianos sugerem que duas novas motocicletas elétricas, a carenada Ninja e-1 e a naked Z e-1, estão confirmadas e prontas para o mercado. Essa jornada rumo à eletrificação teve início há alguns anos. Esses modelos devem estar disponíveis até o final de 2023, como declarou o presidente da Kawasaki Motors Corporation, Hiroshi Ito.
Mas confira outra matéria sobre as motos híbridas da Kawasaki.
Kawasaki EV: avanços anteriores
Desde 2022, rumores e protótipos híbridos e movidos a hidrogênio já vinham chamando a atenção do público nas feiras de motocicletas. Na EICMA 2022 e anteriormente na Intermot, a Kawasaki apresentou suas motos elétricas ao lado desses protótipos ecológicos. Isso faz parte de uma estratégia “verde” mais ampla. Mas que também se beneficia das tecnologias desenvolvidas pela Kawasaki em outros setores industriais.
Portanto, veja mais sobre a linha de motos:
As Moto E-1 e Z E-1
Os documentos de homologação australianos sugerem que a Ninja e-1 e a Z e-1 compartilham uma base ciclística com os modelos de combustão interna da série 400, mas os freios e rodas foram mantidos dos modelos Ninja 300 e Z300. Em relação ao motor, foi identificada uma potência de 9 kW, porém, a Kawasaki havia anunciado anteriormente que esses modelos teriam uma potência de 11 kW. Essa diferença pode se dever ao conceito de potência de pico versus potência contínua. O sistema de alimentação de ambas as motos é composto por duas baterias, cada uma pesando aproximadamente 12 kg, com uma capacidade máxima de 3,0 kWh. A homologação europeia estará em conformidade com as normas da licença de motocicleta A1.
Peso e Desempenho
A Ninja e-1 e a Z e-1 têm pesos interessantes, conforme revelados nos documentos. A Z e-1 pesa cerca de 135 kg, enquanto a Ninja e-1 é ligeiramente mais pesada, com 140 kg. Esses valores não diferem muito do peso das motocicletas a combustão do mesmo segmento.
Futuras Novidades
Com as motos elétricas já se aproximando das concessionárias, não é improvável que a EICMA 2023 apresente a versão final da motocicleta híbrida HEV. Mas além de um protótipo completo da motocicleta HySE movida a hidrogênio, impulsionada pelo motor de quatro cilindros derivado do utilizado na Ninja H2 SX SE. Especula-se também sobre a possível chegada das motos Ninja e-2 e Z e-2, com uma potência ainda maior, chegando aos 11 kW.
A Kawasaki está se movendo em direção ao futuro sustentável, demonstrando sua capacidade de inovar e atender às demandas de um mercado. Talvez, mais consciente sobre a importância da eletrificação e da redução do impacto ambiental. Mas o lançamento dessas motos elétricas promete ser um passo importante no caminho rumo a um mundo de duas rodas mais limpo e ecologicamente responsável.