Honda Transalp 2024: o retorno da aventura off-road
A Honda Transalp, um nome que remete aos primórdios das motos de aventura, está de volta para conquistar o mercado americano em 2024. Mas a Transalp, que teve seu início nos Estados Unidos em 1989, retorna com uma proposta mais off-road, buscando atrair os apaixonados por aventuras em duas rodas. Mas nesta matéria, vamos explorar todos os detalhes dessa ressurreição, analisando desde o desempenho do motor até os recursos de suspensão e os modos de pilotagem oferecidos pela Honda. Mas então, conheça a A Honda Transalp 2024.
Confira a nova Yamaha MT-09 2024.
Honda Transalp 2024: o retorno
A origem da Transalp nos Estados Unidos Em 1989, as motos de aventura eram uma raridade nos Estados Unidos. Mas a BMW GS, que hoje é um ícone nesse segmento, era considerada uma máquina oversized e mal compreendida. Isso com raízes no Rali Paris-Dacar, que na época tinha pouco mais de uma década. Mas, em 1991, uma Honda XL600V Transalp de 1989 estava estacionada ao lado do rack de pneus em uma concessionária, junto com outros modelos de dois anos (1989 e 1990), como a GB500 e a CB-1, todos vistos como meras curiosidades.
Feita para a estrada
O Retorno da Honda Transalp em 2024 Agora, após 35 anos, a Honda traz de volta a Transalp para o mercado americano, em uma era em que as motos de aventura são tão comuns quanto as músicas de Taylor Swift. Mas vale ressaltar que a Transalp nunca deixou de existir em outros mercados. Onde continuou a ser aprimorada e oferecida ao lado de outros modelos exclusivos da Europa. Mas os motociclistas europeus entenderam a versatilidade das motos de aventura gerações antes dos americanos.
Com a reintrodução da Honda Transalp 2024, a Honda expande sua linha de motos de aventura, que agora inclui cinco modelos: Africa Twin, Africa Twin Adventure Sport ES, NC750X e CB500X. Mas enquanto a NC750X é mais orientada para estrada, a Transalp se destaca como a opção off-road, com maior curso de suspensão, maior altura livre do solo e rodas raiadas. É a escolha ideal para quem busca a terra batida.
Desempenho fora de estrada
Para demonstrar as habilidades off-road da nova Honda Transalp 2024, a Honda convidou jornalistas aventureiros a explorar uma parte da rota PA Wilds BDR-X, na região conhecida pelo futebol universitário. Mas o percurso incluiu estradas de cascalho, trilhas técnicas de granito e até trechos com lama e cruzamentos de riachos. Equipada com pneus Bridgestone Trail AX41 mais agressivos, a Transalp superou todos esses obstáculos com facilidade.
O Peso acessível da Transalp
Com um peso declarado de 208 kg, a Honda Transalp 2024 se destaca por ser uma moto relativamente leve, o que a torna mais acessível para pilotos com diferentes níveis de habilidade. Aqueles com mais experiência em off-road conseguiram pilotá-la de forma mais ágil e agressiva, demonstrando o potencial da Transalp. Para pilotos de estrada curiosos sobre aventuras, a Transalp com seu preço de US$ 9.999. (R$ 49.006,00, na cotação de hoje, 06/11/2023), e se apresenta como uma opção de moto de aventura acessível.
O motor da Honda Transalp 2024
O desempenho do motor da Honda Transalp 2024 foi comparado ao da Suzuki V-Strom 800DE, que possui um motor bicilíndrico em linha de 270 graus. Enquanto o motor da Suzuki oferece um torque abundante na faixa intermediária de rotação, o da Transalp parece mais inclinado a um desempenho de arrancada do que a uma tração constante. Mas a Transalp apresenta cinco modos de pilotagem: Padrão, Esporte, Chuva, Gravel e Usuário. No modo Usuário, é possível personalizar as preferências de potência do motor. Além de frenagem do motor, ABS e controle de tração, e desativar o ABS e/ou o controle de tração. Mas, uma desvantagem é que, ao retornar ao modo Usuário, o controle de tração volta a ser ativado no nível mais intrusivo, não na configuração escolhida pelo piloto.
Suspensão e freios
A suspensão da Honda Transalp 2024 é ajustável apenas em pré-carga, tanto na dianteira quanto na traseira. Embora a suspensão seja considerada básica, durante o teste de dois dias, não houve grandes queixas. Isso indica que a moto atende às necessidades da maioria dos motociclistas, desde que utilizada dentro dos limites de sua suspensão.
Em relação aos freios, a Transalp está equipada com freios duplos na dianteira, com pinças Nissin de dois pistões e discos de 310 mm. O que combina com um freio simples na traseira, com pinça Nissin de um pistão e disco de 256 mm. Mas a leveza da moto, com menos de 500 libras, ajuda nos freios, e a alavanca do freio dianteiro é ajustável, proporcionando maior comodidade.
A Honda Transalp 2024 está de volta e pronta para conquistar os corações dos aventureiros off-road e daqueles que buscam uma moto de aventura acessível. Com um preço abaixo de US$ 10.000 e características que a tornam adequada para uma variedade de pilotos, a Transalp se apresenta como uma opção atraente para quem deseja explorar novos horizontes sobre duas rodas. Se você é um motociclista de 40 a 50 anos que valoriza custo-benefício, aprecia um estilo de vida ao ar livre e gosta de viajar para novos lugares, a Honda Transalp 2024 pode ser a moto dos seus sonhos. O retorno da Transalp é uma oportunidade para os amantes de aventura escreverem novos capítulos em suas histórias sobre rodas.