Honda HRC: triunfo japonês com chuva e reviravoltas
A equipe Honda HRC conquista pela segunda vez consecutiva as 8 Horas de Suzuka, enfrentando times japoneses determinados. Chuva e reviravoltas para Yamaha YART e Suzuki SERT: o pódio é dominado pela Honda. O campeonato permanece em aberto, com a etapa final em setembro no Paul Ricard.
Mas, aproveite para conferir a nova casa da BMW Motorrad.
Honda HRC: o triunfo da equipe
A terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance foi vencida pela equipe Honda HRC, diante de um público total de 42.000 espectadores no evento. A moto número 33, conduzida por Takumi Takahashi igualou o recorde de 5 vitórias nas 8 Horas de Suzuka.
Presença japonesa e pilotos de destaque
As 8 Horas de Suzuka são conhecidas por atrair equipes japonesas dedicadas, ausentes do restante do campeonato, em busca de uma prestigiosa vitória, muitas vezes contando com pilotos emprestados de outros campeonatos. É o que aconteceu com Wayne Rainey em 1988, Eddie Lawson em 1990, Mick Doohan em 1991 e Valentino Rossi junto com Colin Edwards em 2001. Todos vencedores em suas respectivas edições.
Portanto, não surpreende a confirmação da vitória da equipe HRC que com o novo patrocinador Japan Post buscou fortemente a vitória com uma performance praticamente perfeita e sem falhas.
Enquanto as equipes permanentes na disputa pelo título do EWC (F.C.C. TSR Honda France, Yoshimura SERT Motul, BMW Mottorad EWC e Yamaha YART) tiveram resultados modestos. No entanto, o equilíbrio do campeonato não foi totalmente abalado e o título ainda está em disputa entre TSR Honda France e Yamaha YART.
Lutas para Yamaha YART e Suzuki SERT
O pódio foi totalmente dominado pela Honda, enquanto que as equipes permanentes foram excluídas do pódio. A Yamaha YART, uma das candidatas ao título, teve um problema elétrico que obrigou Hanika a retornar aos boxes empurrando a moto. Perderam um tempo considerável nos boxes, resultando apenas em um decepcionante vigésimo terceiro lugar, apesar da velocidade da moto.
A equipe Suzuki SERT teve ainda mais infortúnios, pois a equipe comandada por Damien Saulnier estava em segundo lugar até o início da sétima hora. A chuva começou a cair traiçoeira devido à chuva que havia caído até meia hora antes da bandeirada final, apesar de ter acabado de colocar pneus de chuva.
Foi um verdadeiro desastre, considerando que as circunstâncias que haviam colocado a Yamaha no fim da classificação poderiam ter favorecido a recuperação do time francês no campeonato. A moto foi recolocada em pé, mas o resultado foi apenas o décimo segundo lugar. Realmente uma pena, considerando que a GSX-R1000R tem velocidade, como evidenciado pelo seu terceiro lugar nos treinos classificatórios.
Pódio dominado pela Honda
A corrida viu sete motos Honda Fireblade se posicionarem entre os dez primeiros lugares, demonstrando a superioridade da marca japonesa. Em segundo lugar chegaram os pilotos japoneses Kiyonari, Kunimine e Enokido da TOHO Racing, seguidos pela SDG Honda Racing com os japoneses Uramoto, Nagoe e Noguchi.
Próximos eventos
O Campeonato EWC 2023 ainda não está decidido, já que TSR Honda France e Yamaha YART estão separados por apenas um ponto após a 44ª edição das 8 Horas de Suzuka. O próximo e último desafio será o Bol D’or no Paul Ricard, programado de 14 a 17 de setembro. Os fãs de corridas de motocicletas aguardam ansiosamente para descobrir qual equipe terá a honra de levantar o troféu de campeão mundial EWC.