Harley-Davidson Road King Special: O Rei da Estrada
A Harley-Davidson Road King Special é uma motocicleta que realmente faz jus ao seu nome. Neste vídeo, você terá a oportunidade de conhecer todos os detalhes deste modelo: características técnicas, tecnologia, consumo, valor do seguro, desempenho na cidade e na estrada, além da minha opinião sincera sobre os pontos positivos e negativos.
Leia e assista a matéria completa do teste da BMW F900R.
Harley-Davidson Road King Special tem design imponente e minimalista
O design da Road King Special é verdadeiramente marcante. Com uma pegada mais “bad boy”, esta motocicleta da família Touring da Harley-Davidson dispensa a carenagem frontal, exibindo toda sua personalidade nas estradas.
Assista ao teste completo
Dimensões e Peso
Com impressionantes 2 metros e 42 centímetros de comprimento, e um entre-eixos de 1 metro e 62 centímetros, a Road King Special é uma verdadeira “motona”. Seu peso total, em ordem de marcha, é de 366 kg, incluindo os líquidos e o tanque de combustível de 22,7 litros.
Visual e Acabamento
O visual da motocicleta apresenta uma base escura, com poucos cromados, destacando o escapamento duplo, um de cada lado, na cor preta, e o imponente motor V2 à mostra. O acabamento da Road King Special é de alta qualidade, com o logo discreto da Harley-Davidson ao lado do tanque, um design minimalista e a inscrição “Road King” no próprio tanque.
Tecnologia e Iluminação
A Road King Special conta com farol em LED, que proporciona uma excelente iluminação na estrada. Os piscas têm cancelamento automático e utilizam lâmpadas convencionais. Na traseira, os piscas também funcionam como lanterna, garantindo maior visibilidade para os outros motoristas.
Praticidade para Viagens
As malas laterais não só complementam o visual da moto, como também são extremamente úteis para viagens. São fáceis de retirar, basta girar um dispositivo, e possuem protetores para minimizar os danos em caso de queda.
Conforto e Ergonomia
O assento em dois níveis da Road King Special oferece muito conforto ao piloto, com destaque para o assento do garupa, que não possui encosto. A altura do assento é de 69,5 cm, o que permite que pilotos de diferentes estaturas tenham os pés no chão, embora a largura da moto possa dificultar a pilotagem para pessoas mais baixas.
Tecnologia e Recursos Avançados
A motocicleta vem equipada com sensor de presença, permitindo a partida da moto e o travamento do guidão por meio da smart key. O guidão é alto e conhecido como “seca sovaco”, com os cabos passando por dentro dele, conferindo um acabamento requintado. O painel da Road King Special apresenta informações analógicas e digitais, incluindo velocímetro, indicador de marcha, odômetro, entre outros.
Desempenho e Motor
A Road King Special é equipada com o motor Milwaukee Eight, um V-Twin com refrigeração a ar e óleo.
- preço
O preço é um ponto negativo para muitas pessoas, pois as motocicletas da Harley-Davidson costumam ser consideradas caras. A Road King Special não foge dessa característica e está posicionada como um modelo premium, o que pode ser um obstáculo para alguns interessados.
- consumo de combustível
Apesar de ter sido mencionado como um ponto positivo em relação ao motor, o consumo de combustível da Road King Special pode ser considerado um ponto negativo para alguns. Com um motor potente e de maior capacidade cúbica, é de se esperar que o consumo seja um pouco mais elevado em comparação a motos de menor porte.
- altura do assento
Embora a altura do assento seja relativamente baixa, o modelo Road King Special é considerado largo. Isso pode causar desconforto para pilotos de estatura mais baixa, que podem ter dificuldade em alcançar o chão com os pés e manusear a moto com facilidade. É importante fazer um test ride para avaliar se a altura do assento é adequada ao seu corpo.
- falta de carenagem frontal
A ausência de carenagem frontal na Road King Special pode ser considerada um ponto negativo para alguns motociclistas. A carenagem frontal é comum em outros modelos da família Touring da Harley-Davidson e oferece proteção contra o vento, chuva e insetos durante viagens de longa distância. A falta desse componente pode impactar o conforto do piloto em altas velocidades.
- falta de encosto para garupa
O assento do garupa da Road King Special não possui encosto, o que pode ser desconfortável para viagens mais longas. Para os passageiros que desejam ter um apoio extra nas costas, será necessário adquirir um acessório adicional. Esse custo extra pode ser considerado um ponto negativo para alguns compradores.
- falta de marcha a ré
A ausência de marcha a ré na Road King Special pode ser um problema em situações de manobras difíceis ou ao estacionar em terrenos inclinados. O peso elevado da motocicleta torna mais desafiador movê-la manualmente. A inclusão de uma marcha a ré poderia facilitar essas manobras e proporcionar mais comodidade ao piloto.
Em resumo, a Harley-Davidson Road King Special é uma motocicleta da família Touring que combina estilo e desempenho. Seu design marcante, acabamento de qualidade e tecnologia embarcada são pontos positivos que atraem os fãs da marca. No entanto, o peso elevado, o preço mais alto em relação a outros modelos, o consumo de combustível, a falta de carenagem frontal e outros aspectos mencionados podem ser considerados pontos negativos. É importante considerar esses aspectos e fazer um test ride para avaliar se a Road King Special atende às suas expectativas e necessidades como piloto.