Harley-Davidson lança motor de 2000 cm³?
A Harley-Davidson está preparando dois novos modelos para adicionar à família CVO (Custom Vehicle Operations), e parece que as novidades estão principalmente relacionadas ao motor, que deverá passar por algumas modificações importantes. Segundo informações divulgadas, Harley-Davidson lança motor de 2000 cm³, e o novo motor terá uma cilindrada maior, uma fase variável das válvulas e, surpreendentemente, uma marcha à ré.
Já viu o novo super lançamento da Peels?
As séries especiais CVO da Harley-Davidson são conhecidas por suas características únicas e desempenho excelente. Agora, a Casa americana está prestes a lançar dois novos modelos, a CVO Road Glide e a CVO Street Glide, que se juntarão a essa família exclusiva. O anúncio oficial desses novos modelos veio acompanhado de uma imagem enviada pelo blogueiro da Harley-Davidson, Dan Morel, para o site www.motorcycle.com. Confira.
Harley-Davidson lança motor de 2000 cm³: quais as novidades?
No entanto, a verdadeira atração desses novos modelos está relacionada ao motor. As fontes mencionam novas cilindradas e a presença de uma fase variável das válvulas. Em particular, parece que o novo motor alcançará uma cilindrada de 2000 cm³, como indicado pela inscrição “121” na tampa do filtro de ar, que representa uma capacidade de 121 c.i. (1982 cm³).
Além disso, um detalhe interessante está localizado atrás da tampa do eixo de comando, que nos motores bicilíndricos da Harley-Davidson está localizada no cárter, no centro da V dos cilindros. Aqui, acima do apoio para os pés, pode-se observar o símbolo da Harley-Davidson. A tampa, diferentemente dos modelos com motor Milwaukee-Eight, apresenta uma forma ovalada, com os parafusos de fixação dispostos acima e abaixo do emblema. Mas a Harley-Davidson lança motor de 2000 cm³ não apenas por tudo isso: na parte saliente da tampa, há três pequenas letras brancas “VVT”, que indicam a adoção da fase variável.
Este projeto já veio sendo testado?
A adoção da fase variável das válvulas não é nova para a Harley-Davidson, pois já é utilizada em todos os modelos Revolution Max. No entanto, nos motores Milwaukee-Eight, sempre foi utilizada uma distribuição convencional. A introdução da fase variável pode ser uma resposta às regulamentações cada vez mais rigorosas sobre emissões. Isso também pode explicar o aumento na cilindrada aplicado de série, uma vez que já existe um kit de atualização Screamàin’ Eagle Stage III que permite elevar a cilindrada do bicilíndrico CVO Milwaukee-Eight 117 para 122 c.i.
No entanto, com a adição da fase variável, podemos falar de uma verdadeira nova versão do motor. Além disso, ao observar atentamente a imagem fornecida, é possível notar que a caixa de transmissão é diferente das já conhecidas, sendo mais volumosa. Isso pode sugerir a adição de uma marcha à ré, uma característica inovadora para as motocicletas Harley-Davidson.
Surpreende o fato de tantas mudanças serem reservadas apenas aos modelos CVO. Portanto, é lógico pensar que, no futuro, essas inovações possam ser estendidas a outros modelos equipados com o motor Milwaukee-Eight.
A pergunta que surge é: esses novos modelos de motor virão para o Brasil? Os entusiastas das duas rodas no país sul-americano estão sempre em busca das últimas novidades no mundo das motos, e os modelos CVO da Harley-Davidson são muito apreciados por suas características exclusivas e desempenho de alto nível. Seria emocionante ver essas novas versões com motor potencializado e fase variável disponíveis no mercado brasileiro.
A Harley-Davidson possui uma presença sólida no Brasil e oferece uma ampla gama de modelos para os motociclistas do país. O mercado de motocicletas no Brasil está em constante crescimento, com grande interesse em motos de luxo e prestígio, como as produzidas pela Harley-Davidson. Portanto, não seria surpreendente se esses novos modelos com suas características avançadas fizessem sua estreia também em território brasileiro.
Mas, no momento, não há informações oficiais sobre a disponibilidade desses novos modelos no Brasil. Os entusiastas de motocicletas terão que aguardar mais anúncios por parte da Harley-Davidson para descobrir se e quando poderão desfrutar dessas últimas evoluções dos modelos CVO.
Em resumo, a Harley-Davidson está preparando dois novos modelos CVO com um motor potencializado, fase variável das válvulas e, possivelmente, uma marcha à ré. Essas inovações estão atualmente restritas aos modelos CVO, mas podem ser estendidas a outros modelos no futuro. Ainda não se sabe se esses modelos chegarão ao Brasil, mas os entusiastas de motocicletas no país estão ansiosos para descobrir.