Ducati Multistrada V4 RS: enfim ela surge com fotos oficiais
A icônica fabricante italiana de motocicletas, Ducati, não para de surpreender seus fãs e entusiastas, e a mais recente adição à sua linha de produtos é a impressionante Ducati Multistrada V4 RS. Com o lema “Choose it all,” a Ducati promete entregar uma experiência de pilotagem como nenhuma outra. Isso porque ela quer combinar o DNA esportivo da Panigale V4 com a versatilidade de sua série Multistrada. Todos os detalhes abaixo dessa nova moto de série limitada que promete ser a Multistrada mais esportiva já criada.
Veja aqui a nossa matéria com uma foto não oficial da Ducati Multistrada V4 RS.
Ducati Multistrada V4 RS com a herança dos motores Desmo
Uma das características mais distintivas da Ducati é o uso de motores Desmo em suas motos. A Ducati Multistrada V4 RS não é exceção, uma vez que é a primeira da família Multistrada a adotar o motor Desmosedici Stradale. Mas ela é diretamente derivado da Panigale V4. No entanto, esse motor V4 Desmo de 1.103 cm³ oferece uma potência impressionante de 180 cavalos. Com o limitador atuando a 13.500 rotações por minuto. Isso representa um aumento de 10 cavalos em relação à Multistrada V4 Pikes Peak.
Para alcançar esse desempenho, a Ducati também incorporou o filtro de ar da Panigale V4 R e um sistema de escapamento com silenciador Akrapovič, desenvolvido para a Ducati Multistrada V4 RS. O resultado é uma moto que não só fornece potência incrível, mas também mantém a característica suavidade e regularidade da entrega de potência típica dos motores Desmo.
Eletrônica de Ponta
Uma das áreas em que a Ducati Multistrada V4 RS apresenta mais evolução é em sua eletrônica. Ela inclui um pacote eletrônico completo, com destaque para a inclusão de sistemas de radar dianteiro e traseiro. Mas esses radares permitem a funcionalidade do Cruise Control Adaptativo (ACC) e Detecção de Ponto Cego (BSD). Sendo assim, os radares ajudam a melhorar a segurança e a conveniência, tornando a Multistrada V4 RS uma moto de turismo de alta tecnologia.
Mas, além disso, a moto oferece quatro modos de potência: Full, High, Medium e Low. O modo Full, associado ao modo de pilotagem Race, fornece potência em todas as marchas. Mas os outros modos são calibrados para diferentes situações, variando a potência e a resposta do acelerador para se adequar às preferências do piloto.
O sistema de controle de tração da Ducati (DTC), o controle de empinamento (DWC) e o controle de freio-motor (EBC) estão todos integrados no pacote eletrônico. Isso permite que o piloto ajuste a moto de acordo com seu estilo de pilotagem e condições da estrada.
Ciclística de Alto Desempenho
A Ducati manteve a ciclística para a Ducati Multistrada V4 RS. O chassi monocoque em alumínio e a roda dianteira de 17 polegadas são mantidos, mas com algumas diferenças em relação a outras motos da família Multistrada. A inclinação do ângulo de direção é maior, proporcionando uma postura mais esportiva, alinhada com o foco de alto desempenho da moto.
Mas os aros de alumínio forjado Marchesini são mais leves, contribuindo para a agilidade e estabilidade da moto. Os pneus Pirelli Diablo Rosso IV Corsa, com medidas de 120/70 na frente e 190/55 na traseira, garantem aderência excepcional em todas as situações de pilotagem.
Para economizar peso, a Ducati também optou por uma bateria menor, resultando em uma moto 3 kg mais leve em comparação com a V4 Pikes Peak e 7 kg mais leve que a V4 S. No total, a Multistrada V4 RS ostenta um peso seco de 211 kg, o que a torna ainda mais ágil e responsiva.
Suspensão Avançada
A suspensão é outra área em que a Ducati Multistrada V4 RS se destaca. Ela apresenta o sistema Öhlins Smart EC 2.0, baseado em eventos, semelhante ao usado em outras motos Ducati de alto desempenho. Este sistema é capaz de ajustar automaticamente as configurações da suspensão com base no estilo de pilotagem do condutor, proporcionando o equilíbrio perfeito entre conforto e desempenho esportivo.
Em relação às configurações da suspensão, a Ducati ajustou especificamente os modos de pilotagem Touring e Sport para melhorar o conforto durante a pilotagem descontraída e, ao mesmo tempo, fornecer suporte em curvas mais agressivas. Para aprimorar ainda mais a dinâmica da pilotagem quando a moto está carregada, a frenagem hidráulica foi aumentada quando o piloto seleciona níveis mais altos de amortecimento nos diferentes modos de pilotagem com carga de bagagem e passageiro.
Sistema de Freios de Alta Performance
A Ducati Multistrada V4 RS apresenta um sistema de freios de alto desempenho, diretamente derivado da Panigale V4. Na roda dianteira, discos de 330 mm de diâmetro são mordidos por pinças monobloco Brembo Stylema, enquanto na traseira, um único disco de 265 mm é apertado por uma pinça flutuante Brembo. O sistema ABS Cornering Bosch-Brembo 10.3ME oferece desempenho de frenagem excepcional, mantendo o controle em todas as condições de pilotagem.
Ergonomia Esportiva
A ergonomia da Ducati Multistrada V4 RS foi projetada para atender às demandas dos pilotos que desejam uma experiência mais esportiva. As pedaleiras estão mais altas e recuadas, permitindo uma inclinação máxima nas curvas. O guidão, rígido e com uma curvatura menos acentuada, oferece maior feedback ao piloto e uma postura de pilotagem mais esportiva.
As novas manoplas, mais suaves e com um design esportivo, complementam a ergonomia da moto. El