AS ELÉTRICAS DA HONDA CAMPEÃS DE UMA RENOMADA PREMIAÇÃO DE DESIGN
Duas scooter elétricas da Honda conquistaram um dos mais renomados prêmios de design do mundo, o Red Dot Design Awards. Antes de mais nada, este é o 5º ano seguido em que a marca da asa é reconhecia por este colegiado. Portanto, vamos conhecer as vencedoras da edição 2024: EM1 e: e Motocompacto, vencedoras da premiação na categoria Design de Produto.
Aspectos das elétricas premiadas da Honda
Desenvolvida com o objetivo de ser “uma scooter elétrica perfeita para as pessoas”, a EM1 e: se destaca por sua leveza (apenas 95 kg) e potência (pico de 1,7 kW, equivalente a 2 cv). O motor trifásico sem escovas instalado na roda traseira entrega 90 Nm de torque, garantindo aceleração rápida e eficiente.
A praticidade e flexibilidade no carregamento são garantidas pelas baterias intercambiáveis do Honda Mobile Power Pack, que podem ser carregadas em casa ou trocadas por uma carregada em estações de recarga (sistema já em operação em algumas cidades asiáticas). As baterias ficam abaixo do assento, e acima delas há um espaço para transporte de volumes com capacidade de 3,3 litros.
Para atender à legislação de ciclomotores com motores convencionais de 50 cc, a velocidade máxima da EM1 e: é limitada a 45 km/h. Sua autonomia é de mais de 40 km, podendo chegar a 48 km no modo econômico. Em outras palavras: a cidade é o seu habitat e os deslocamentos urbanos o seu propósito.
Na parte ciclística, a scooter dispõe de chassi tubular com suspensão telescópica na dianteira e duplo amortecedor na traseira. As rodas são de 12 polegadas na frente e 10 polegadas atrás. Os freios são a disco na frente e tambor atrás, com acionamento combinado (CBS).
+HONDA TEM ‘BIZ AVENTUREIRA’ NOS ESTADOS UNIDOS: CONHEÇAM A TRAIL 125
Maleta ou scooter elétrica?
A Honda Motocompacto oferece uma solução inovadora para a mobilidade urbana, com dimensões compactas que facilitam o transporte e o armazenamento.
Nesse sentido, assento, guidão e pedaleiras são dobráveis, conferindo à Motocompacto o aspecto de uma mala de viagem. Seu peso leve (apenas 19 kg) permite que seja transportada no porta-malas de um carro.
Quando dobrada, a scooter mede apenas 74 cm de comprimento, 54 cm de altura e 9,5 cm de largura, ou seja, dimensões que justicam o seu nome.
Acima de tudo, a a Motocompacto foi projetada para pequenos trajetos urbanos. Contudo, sua autonomia é de até 20 km com emissão zero, enquanto a velocidade máxima é de meros 25 km/h. Nesse sentido, ela é empurrada por um motor de acionamento direto de 490W. Ele entrega 1.6 kgfm de torque, garantindo uma pilotagem suave e eficiente.
A scooter é equipada com velocímetro digital, medidor de carga e alça de transporte para facilitar o uso e a portabilidade. Por fim, um aplicativo para smartphone permite ajustar a iluminação, os modos de condução e gerenciar as informações da Motocompacto.