BMW R 1300 GS está chegando, mas vamos relembrar todos os modelos
A BMW R 1300 GS, a aguardada sucessora da BMW R 1250 GS será apresentada em 28 de setembro, exatamente 100 anos após a estreia da primeira motocicleta BMW com motor Boxer, a R 32. Mas, enquanto aguardamos ansiosamente o lançamento, vamos relembrar a história dessa icônica maxienduro bávara. O MotoPLAY fez testes da BMW R 1250 GS por aqui.
Mas, relembre o teste da R 1250 GS no canal, enquanto a BMW R 1300 GS não chega
BMW R 1300 GS sempre teve antecessoras de peso
A história da família GS remonta mais de 40 anos desde a primeira R80 G/S. O acrônimo GS se tornou famoso e reconhecido mesmo fora do mundo das motocicletas. Mas é quase um fenômeno cultural, porque é um verdadeiro ícone. A primeira versão, lançada em 1980, ainda possui um valor respeitável no mercado de usados.
Mas poucas motos têm uma história de produção contínua tão longa quanto a GS. E nenhuma moto é mais fiel a si mesma no mundo as duas rodas.
A primeira moto da família GS foi a lendária R80 G/S, lançada em setembro de 1980. Tinha um motor Boxer de 800 cc, que conquistou a Paris-Dakar quatro vezes.
Pesando 30 kg a menos que a versão estradeira R80/7, a R80 G/S apresentava uma balança traseira monobraço e um design nunca antes visto. E, hoje, é uma moto vintage e um exemplar em boas condições não sai por menos de 10.000 €, o que dá R$ 52.808, 03 na cotação de hoje (6 de julho de 2023).
BMW R 80/100 GS
Em 1987, a R80 G/S evoluiu para a R 80/100 GS. Essa versão atendeu aos desejos dos clientes e trouxe maior refinamento. Com um motor de 60 cv e 1000 cc, além de para-brisa, protetores e radiador de óleo. A R 80/100 GS também apresentava a suspensão traseira Paralever e um tanque de 26 litros.
Os dois modelos foram chamados de R80 GS e R 100GS, abandonando a barra entre o G e o S. Essas motos também são bastante valorizadas, especialmente a R 80 Basic, uma reedição do modelo original com motor de duas válvulas.
E contemporânea às duas irmãs R 100 GS e R 80 GS, estava a R 100 GS Paris Dakar, desenvolvida para oferecer um modelo ainda mais adequado para viagens extremas. Era equipada com um tanque de combustível de 35 litros, protetor de motor e assento individual com bagageiro para ser instalado no lugar do assento do passageiro, além de carenagem.
BMW R 1100 GS
Em 1993, chega a primeira versão com quatro válvulas por cilindro, a R 1100 GS, que herda o motor da RS revelada no ano anterior. Ela apresenta refrigeração mista ar/óleo. O motor boxer refrigerado a ar estava chegando ao limite de seu desenvolvimento, cercado também por regulamentações antipoluição que tornaram.
Portanto, também era equipada com injeção eletrônica com catalisador no escapamento, ABS opcional e uma potência de 80 cavalos a 6.750 rpm. Aqui, as cotações voltam a níveis mais acessíveis e ainda mais para a irmã de 850 cc, a R 850 GS, resultado de uma redução que posteriormente será substituída pelas diversas “F” equipadas com motores monocilíndricos e bicilíndricos em linha, produzida de 1999 a 2002.
BMW R 1150 GS
Consolidando uma tendência ainda em curso que vê a cilindrada da GS aumentar a cada passo evolutivo, em 1999 chega a R 1150 GS. Mas é introduzido o farol de duplo projetor assimétrico. Mas o destaque está no novo motor bicilíndrico: a cilindrada aumenta (de 1085 para 1130 cc) e a potência passa para 85 cavalos a 6.750 rpm, com um torque máximo de 98 Nm a 5.250 rpm.
No entanto, a velocidade máxima declarada chega a 195 km/h, graças também à nova transmissão que estreia a sexta marcha. Há muitos exemplares disponíveis à venda, principalmente na Europa. Os preços variam bastante. Em qualquer caso, é muito difícil encontrar um exemplar em boas condições por menos de 6.000 €, o que dá R$ 31.684,82 na cotação de hoje (6 de julho de 2023).
BMW R 1200 GS
Mas em 2004 chega a nova 1200 GS, oferecendo 15 cavalos a mais (100 cv contra 85) e impressionantes 30 kg (200 kg a seco) a menos em comparação à anterior 1150. Com isso, a motocicleta permanece como um marco e alcança um sucesso extraordinário. Claro que também devido ao seu caráter mais voltado para o asfalto.
Em 2007, ultrapassa a marca de 100.000 unidades vendidas e, dois anos depois, a família GS atinge a marca de 500.000 unidades produzidas. Apenas dois anos depois, é lançada a versão Adventure, com tanque de combustível aumentado (33 litros em comparação aos 20 da versão padrão), rodas de raios e suspensões de longo curso – o assento é elevado de 850 para 895 milímetros do solo, com o peso aumentando de 203 para 223 kg a seco.
BMW R 1250 GS
E no ano de 2018 marca a estreia do motor 1250 Shiftcam com fase variável das válvulas de admissão, mas teve pouca mudança em termos de ciclística. A potência aumenta para 136 cavalos, e o torque máximo atinge 143 Newton/metro. É quase desnecessário mencionar que é um verdadeiro best-seller, fruto de uma longa evolução do modelo lançado em 1980 e, portanto, altamente refinado tanto em termos de motorização quanto na dinâmica de condução.
Destacam-se as versões 40 Years GS de 2021 e a Ultimate Edition de 2023 neste modelo, enquanto aguardamos ansiosamente a chegada da nova R 1300 GS…
E estamos ansiosos pela BMW R 1300 GS para testes aqui no canal.