BMW MOTORRAD APRESENTA SISTEMA DE EMBREAGEM AUTOMÁTICA: CONHEÇA O ASA
A BMW Motorrad acaba de apresentar seu sistema de trocas automatizadas de marchas, invadindo um território que até então era explorado apenas pela Honda com o seu DCT. Acima de tudo, a nova aposta da marca alemã é o Assistente de Troca de Marchas Automatizada, ou ASA na sigla em inglês. Segundo a empresa, ele automatiza a embreagem e as trocas de marchas, proporcionando uma experiência de pilotagem mais simples, confortável e prazerosa.
Como funciona o ASA da BMW?
Dois atuadores eletromecânicos controlam a embreagem e a troca de marchas, eliminando a necessidade de acioná-la manualmente. O pedido de troca de marcha do piloto é transmitido à unidade de controle por meio de um sensor de troca de marchas, que é acionado pelo pedal de marchas convencional acionado pelo piloto. Sensores adicionais determinam as rotações do eixo de entrada da transmissão e a posição da embreagem. Esses valores são transmitidos à Unidade de Controle de Transmissão (TCU), que está ligada à unidade de controle do motor, para modelagem e controle da embreagem, atuação da troca de marchas e status.
+BAJAJ PULSAR NS400Z É LANÇADA NA ÍNDIA CUSTANDO MENOS QUE DOMINAR 400
Há dois modos: D e M. No primeiro, as trocas são feitas de forma automática pela unidade de controle do motor, assim como o acionamento da embreagem. Já no segundo modo do ASA, as trocas podem ser feitas por meio do pedal de troca de marchas, ou seja, permitindo que o piloto escolha o momento das trocas de marcha. Por último, a BMW destaca que ambos os modos oferecem suavidade nas trocas e na pilotagem, eliminando os trancos nas reduções.
A BMW ainda não informou em quais modelos o ASA deve ser implementado. Porém, a fabricante alemã destacou que seu novo assistente é totalmente compatível com o motor Boxer. Nesse sentido, tudo indica que em um futuro próximo teremos uma R 1300 GS para rivalizar com a Honda Africa Twin DCT.