Triumph Daytona 660: novo modelo em testes. Será que vem?
Os entusiastas de motocicletas e especialmente os mais jovens, que buscam modelos esportivos compactos e acessíveis, estão prestes a testemunhar um ressurgimento de uma era passada. Isso porque a nova Triumph Daytona 660 pode estar a caminho. Mas nas décadas de 1980 e 1990, as motos carenadas de 600 cc dominaram as estradas e os desejos dos motociclistas mais novos. No entanto, nos últimos anos, essa categoria de motos, que oferece um toque esportivo mas ainda acessível, diminuiu consideravelmente. Agora, parece que estamos no início de uma reviravolta, graças à adoção de motores bicilíndricos frontais mais compactos, leves e potentes, em vez dos tradicionais motores de quatro cilindros em linha.
Mas confira aqui novidade da Honda.
Triumph Daytona 660:o surgimento da Triumph na arena das supersportivas acessíveis
Com base nos sinais recentes do mercado, é evidente que a Triumph, uma marca icônica no mundo das motocicletas, está se preparando para entrar na arena das motos esportivas acessíveis. Isso se torna ainda mais claro com o flagra da nova Triumph Daytona 660. Mas as imagens obtidas por fotógrafos na Espanha revelam que a supersportiva baseada na plataforma Trident está prestes a ser lançada, seguindo os passos de outras marcas como Aprilia e Yamaha.
Um Gosto do que Está por Vir
As primeiras fotos da moto estavam camufladas. Não parecia a Triumph Daytona 660. Mas já foram divulgadas por publicações especializadas, revelando uma motocicleta em estágio avançado de desenvolvimento. É inconfundível que a plataforma utilizada seja o potente motor de três cilindros com 660 cc da Triumph Trident, reconhecível até mesmo pelo painel de instrumentos compartilhado. Apesar de não ser uma esportiva pura, a moto parece ser mais uma sport-tourer, projetada para oferecer uma posição de pilotagem confortável e desempenho agradável. Especula-se que o nome “Sprint” possa ser mais adequado, resgatando a tradição da marca do final dos anos 90.
Desempenho e Características Técnicas
O motor de três cilindros da Triumph Trident é um destaque, entregando 81 CV a 10.250 RPM e 64 Nm de torque a 6.250 RPM. Este motor demonstrou sua versatilidade tanto na naked Trident quanto na crossover Tiger Sport. Além disso, a plataforma é notavelmente leve, pesando 189 kg na Trident e 206 kg na Tiger Sport, com tanque cheio. O chassi em alumínio e o braço oscilante parecem ser os mesmos. A suspensão dianteira é uma Upside-Down, e o sistema de frenagem inclui pinças radiais.
Antecipando o Futuro
A próxima edição do EICMA, a renomada exposição de motocicletas, promete ser palco da revelação de várias motos nesse segmento emergente. Além da Triumph, Honda e Suzuki devem apresentar suas próprias versões carenadas de suas motos bicilíndricas. Rumores sugerem até mesmo a possível entrada da KTM com uma versão mais “domesticada” da RC8. Os amantes de motocicletas aguardam ansiosos, equipados com curiosidade, para ver essa nova geração de motos esportivas acessíveis invadir o mercado.