BMW apresenta patente de roda traseira direcional
Neste mês a BMW apresenta patente de três diferentes pedidos na Europa. E se é novidade para eles, imagine para nós. O que pode surpreender muito. Mas a montadora de Munique apresentou um grande número de soluções potenciais. O princípio é o mesmo: a roda dianteira é virada em uma direção e a roda traseira em outra, para fechar a trajetória mais rapidamente. Pode ser alg inédito.
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Portanto, estamos acostumados a ver a roda traseira direcional apenas em caminhões, sendo útil para curvar em espaços mais restritos. No entanto, a BMW apresentou vários pedidos de patente para uma solução semelhante a ser aplicada em motocicletas. O princípio é o mesmo: a roda dianteira é virada em uma direção e a roda traseira em outra, a fim de fechar a trajetória mais rapidamente e com menos ação no guidão.
Não é algo simples, especialmente em uma motocicleta, onde é necessário combinar tanto o movimento da roda quanto a transmissão de potência do motor para a própria roda.
BMW apresenta patentes de múltiplas ideias
Em três diferentes pedidos de patente, a montadora alemã ilustrou um número extremamente alto de soluções potenciais a serem aplicadas, com motores elétricos e de combustão interna, com transmissão por eixo cardã, corrente ou correia. E são diferentes sistemas para controlar a rotação da roda traseira: elétrico, hidráulico e mecânico, utilizando uma variedade de hastes, correias e correntes.
De certa forma, é tranquilizador: aparentemente, os alemães não têm a intenção de aplicar imediatamente a solução das duas rodas direcionais em uma motocicleta de produção, mas querem assegurar a autoria da ideia, deixando várias portas abertas para o futuro.
Quais são as vantagens
Existem várias vantagens teóricas: o raio de curva é reduzido e a velocidade de resposta aos comandos é aumentada.
Nas motos esportivas, é possível manter a carenagem mais próxima à roda dianteira, pois é necessário girá-la menos para obter a mesma curva, o que melhora a aerodinâmica.
Além disso, a direção é mantida mesmo quando a roda dianteira está levantada durante a aceleração.
Uma solução desse tipo pode ser especialmente útil em motos com uma inclinação de direção muito ampla e uma distância entre eixos longa.
De fato, os desenhos retratam uma motocicleta semelhante a uma chopper, uma categoria na qual esses problemas são especialmente sentidos. Por isso a BMW apresenta patente exclusiva.
Isso também torna tudo mais fácil em relação ao guidão bastante recuado, que requer grandes movimentos para girar a direção.