TRIUMPH LANÇA NOVA TIGER 900 COM MUITAS MELHORIAS E PREÇOS COMPETITIVOS
A Triumph anuncia a chegada da nova Tiger 900 ao Brasil. A maxitrail da marca inglesa recebeu melhorias que vão aprimorar seu desempenho e conforto, e terá três versões disponíveis – GT, GT Pro e Rally Pro. Nesse sentido, o modelo começa a chegar aos concessionários Triumph a partir desta quinta, 4 de abril, e seus preços partem de R$ 69.590.
A Tiger 900 segue utilizando o motor de três cilindros e 888 cm³ de capacidade, porém agora atualizado para entregar 13% a mais de potência – passando dos 95 cv da geração anterior para 108 cv nesta nova versão.
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O torque também aumentou, agora alcançando os 90 Nm. Além de mais forte, a Triumph destaca que a Tiger 900 está mais econômica. A marca diz que o novo modelo agora conta com tanque de 20 litros, e, acima de tudo, pode ter até 9% de economia de combustível comparado com a geração anterior.
As versões GT Pro e Rally Pro passam a contar com o sistema Triumph Assist, que permite troca de marchas mais precisas sem o acionamento da embreagem, além de desacelerações mais suaves.
Rodas, pneus e suspensões da Triumph Tiger 900
As versões GT estão equipadas com rodas de liga leve de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas com pneus Metzeler Tourance Next nas medidas 100/90 e 150/70. A Rally vem com rodas raiadas de 21 polegadas na frente e aro 17 atrás, e conta com pneus Bridgestone Battlax Adventure 90/90 e 150/70.
Já as suspensões são de especificações premium, pensadas para oferecer a melhor capacidade, seja no on ou no off-road. As versões GT contam com suspensões Marzocchi com ajustes de compressão e retorno, além de amortecimento de rebote. A dianteira tem 180 mm de curso, enquanto na traseira são 170 mm.
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Vale destacar que na GT esses ajustes são manuais, enquanto na GT Pro o ajuste é eletrônico A versão Rally, por sua vez, usa componentes Showa nas suspensões, com 240 mm de curso na dianteira e 230 mm na traseira, também com ajustes manuais.
Os freios de todas as versões da nova Triumph Tiger 900 usam pinças Brembo Stylema, além de discos duplos de 320 mm na frente e disco único de 255 mm atrás. O ABS é otimizado para curvas e é padrão nas três variantes.
Conforto e eletrônica
O painel da Triumph Tiger 900 também foi completamente renovado. O sistema de conectividade My Triumph é padrão em todos os modelos da aventureira inglesa. Já as versões GT Pro e Rally Pro passam a trazer de série manoplas e assentos aquecidos, assim como sistema de monitoramento da pressão dos pneus, comandos retroiluminados nos guidões, iluminação full-LED e cruise control.
Todas as versões contam com controle de tração otimizado para curvas, assim como o ABS. Na versão GT Pro são cinco modos de pilotagem, sendo um programável pelo piloto. Já a Rally Pro traz seis modos, tendo o off-road Pro extra que desativa completamente o ABS e o controle de tração.
Acima de tudo, para oferecer mais conforto, a Tiger 900 também recebeu assento redesenhado em todas as versões, com possibilidade de ajuste em 20 mm. Contudo essa altura pode ser reduzida em mais 20 mm com a instalação do banco low como acessório.
Por outro lado, no quesito segurança um dos principais destaques da nova gama Tiger 900 é o sistema de aviso de desaceleração de emergência. Nesse sentido, ele ativa as luzes de perigo em frenagens bruscas e as desativa automaticamente assim que o piloto sai.
Por fim, a Triumph Tiger 900 está disponível em seis opções de cores. A GT, versão de entrada, pode ser encomendada apenas na pintura Snowdonia White/Sapphire Black. A GT Pro está disponível nas combinações Carnival Red/Sapphire Black ou Graphite/Sapphire Black. Por último temos a Tiger 900 Rally Pro, que possui três combinações de cores. São elas: Matt Khaki Green/Matt Phantom Black, Carbon Black/Shapphire Black e a nova Ash Grey/Intense Orange.
Os preços da nova Triumph Tiger 900
Ficha técnica – Triumph Tiger 900 2024
MOTOR E TRANSMISSÃO
Tiger 900 GT | Tiger 900 GT Pro | Tiger 900 Rally Pro | |
Tipo | Refrigerado a líquido, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha | ||
Capacidade | 888 cc | ||
Diâmetro | 78,0 mm | ||
Curso | 61,9 mm | ||
Compressão | 13.0:1 | ||
Potência máxima | 108 cv a 9.500 rpm | ||
Torque máximo | 90 Nm a 6.850 rpm | ||
Sistema de combustível | Injeção eletrônica de combustível sequencial multiponto com controle eletrônico do acelerador | ||
Escape | Sistema coletor 3 em 1 de aço inoxidável, silenciador de aço inoxidável montado lateralmente | ||
Acionamento final | Corrente de O-ring | ||
Embreagem | Úmida, multiplacas, slip & assist | ||
Caixa de marchas | 6 velocidades |
CHASSI DA NOVA TRIUMPH TIGER 900
Tiger 900 GT | Tiger 900 GT Pro | Tiger 900 Rally Pro | |||
Estrutura | Estrutura principal de treliça de aço tubular. Subquadro traseiro de alumínio aparafusado fabricado | ||||
Braço oscilante | Braço oscilante bilateral de alumínio fundido | ||||
Roda dianteira | Alumínio fundido, 19 x 2,5 pol. | Raios (sem tubo), 21 x 2,15 pol. | |||
Roda traseira | Alumínio fundido, 17 x 4,25 pol. | Raios (sem tubo), 17 x 4,25 pol. | |||
Pneu dianteiro | Metzeler TouranceTM Next, 100/90-19 | Bridgestone Battlax Adventure 90/90-21 | |||
Pneu traseiro | Metzeler TouranceTM Next, 150/70R17 | Bridgestone Battlax Adventure 150/70-R17 | |||
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Marzocchi de 45 mm, ajuste manual de retorno e amortecimento de compressão, curso de 180 mm | Garfos invertidos Showa de 45 mm, pré-carga manual, ajuste de amortecimento de rebote e compressão, curso de 240 mm | |||
Suspensão traseira | Unidade de suspensão traseira Marzocchi, pré-carga manual e ajuste de amortecimento de rebote Deslocamento da roda de 170 mm | Unidade de suspensão traseira Marzocchi, pré-carga ajustável eletronicamente e amortecimento de rebote Deslocamento da roda de 170 mm | Unidade de suspensão traseira Showa, pré-carga ajustável manualmente e amortecimento de rebote Deslocamento da roda de 230 mm | ||
Freios dianteiros | Discos flutuantes duplos de 320 mm, pinças monobloco Brembo Stylema de 4 pistões. Cilindro mestre frontal radial, ABS para Curvas Otimizado | ||||
Freios traseiros | Disco único de 255 mm. Pinça deslizante de pistão único. ABS de curvas otimizado | ||||
Instrumentos | Pacote de instrumentos TFT de 7” totalmente colorido com o Sistema de Conectividade My Triumph |
DIMENSÕES E PESOS
Tiger 900 GT | Tiger 900 GT Pro | Tiger 900 Rally Pro | ||
Comprimento | 2305 mm | 2317 mm | ||
Largura (guidão) | 930 mm | 935 mm | ||
Altura sem espelhos | Ajustável 1410 mm -1460 mm | Ajustável 1452 mm – 1502 mm | ||
Altura do assento | Ajustável 820-840 mm | Ajustável 860-880 mm | ||
Distância entre eixos | 1556 mm | 1551 mm | ||
Garfo | 24,6° | 24,4° | ||
Trail | TBC | TBC | ||
Peso úmido | 219 kg | 222 kg | 228 kg | |
Capacidade do tanque de combustível | 20 litros |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E EMISSÕES
Tiger 900 GT | Tiger 900 GT Pro | Tiger 900 Rally Pro | |
Consumo de Combustível ** | 60,4 mpg (4,7 litros / 100 km) | ||
Valores de CO2 ** | 108 g/km |