Nova Hornet CB 1000 e 500 com motor Bicilindrico! Kawasaki Eliminator e Royal Enfield Himalayan 450 confirmadas (e mais lançamentos do EICMA para 2024)
As principais novidades para o mundo das duas rodas em 2024 foram apresentadas no EICMA, um importante evento que reune os maiores fabricantes de motocicletas de todo o mundo. Um evento que expõem os maiores destaques da indústria motociclistica desde 1914 em Milão na Itália.
HONDA
CB 1000 Hornet
A nova honda CB 1000 Hornet foi o maior destaque da tradicional montadora japonesa para o ano de 2024
Vem equipada com o poderoso motor de 4 cilindros e 999 cm³ originário da esportiva CBR 1000RR fireblade que foi ajustado para oferecer 150 cavalos de potência e 10,2 kgfm de torque.
A nova hornet também conta com um chassi completamente novo que foi desenvolvido para conferir uma maior robustez a moto ao fazer uso de uma longarina dupla em aço, além disso conta com um novo subquadro em estrutura tubular de treliça.
As suspensões são equipadas na dianteira com garfo Showa SFF-BP USD (invertido) de 41 mm, ajustável para compressão e amortecimento de recuperação e na traseira conta com amortecedor Showa com Pro-Link.
A frenagem da nova CB1000 Hornet também merece destaque, em sua dianteira trás discos flutuantes com 310mm com pinças radiais de quatro pistões já na traseira recebe um disco de freio com 256mm e pinça de pistão único. Suas rodas são de 17 polegadas e estão calçadas com pneus nas medidas 120/70 (dianteiro) e 180/55 (traseiro).
Em questão de tecnologia a nova Hornet conta com acelerador eletrônico, 3 modos de pilotagem, controle de tração (HSTC) e embreagem assistida e deslizante, além dos freios ABS.
O painel tem tela TFT colorida de 5 polegadas com conectividade com smartphone Honda RoadSync. Além disso, toda iluminação é em LED, com faróis duplos de projetor LED.
A moto será lançada nas pinturas branca, cinza e vermelha. Ainda sem preço divulgado, tem boas chances de desembarcar em nosso mercado no ano de 2024
CB 500 Hornet
Classificada pela Honda como street fighter “guerreiro urbano” a nova moto CB 500 Hornet tem o motor de dois cilindros em linha de 471cm³, com quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido. Também ganhou uma nova ECU que melhora a maneira como a potência é entregue, assim dando a sensação de possuir uma aceleração ainda mais vigorosa. Ela vira para substituir a CB 500F e ampliar a família hornet que agora ira contar com três integrantes, CB 1000 Hornet, CB 750 Hornet e CB 500 Hornet.
O motor da nova Honda CB 500 Hornet, entrega 47,6cv a 8.600rpm e torque de 4,4kgfm a 6.500rpm. O câmbio é de seis marchas acoplado a embreagem assistida deslizante. A nova moto CB 500 Hornet evidencia em suas linhas uma nova linguagem de design Chamado pela honda de “dinamismo digital” sua silhueta é em forma de cunha e tem uma aerodinâmica melhorada em relação a sua antecessora.
O seu conjunto de iluminação conta com farol em LED acoplado a uma pequena carenagem pontiaguda. Na traseira, a lanterna também é em LED, com rabeta afilada.
Para o painel termos uma tela em TFT colorida de cinco polegadas semelhante a encontrada na sua irmã maior CB 1000 Hornet, conta ainda com três modos de exibição. Também tem conectividade com o smartphone por meio do aplicativo RoadSync, o painel também possibilita o uso de fones de ouvido para uma maior praticidade na usabilidade da moto no dia dia.
A suspensão dianteira é Showa invertida, com tubos de 41mm de diâmetro. A suspensão traseira é mono, com amortecedor Showa de cinco regulagens na pré carga. Os freios são ABS. Na dianteira, duplo disco de 296mm de diâmetro, com pinças radiais Nissin de quatro pistões. Na traseira, disco único de 245 mm de diâmetro e pistão simples.
NX 500
Entre os lançamentos da Honda para 2024 está a nova NX 500. O modelo aventureiro irá substituir a CB 500X no line-up da fabricante japonesa a partir do próximo ano.
A sigla NX, significa “New X-over” (Nova Crossover). A nova NX 500 herda características da CB 500X, que sai de linha. A NX 500 É basicamente uma “mistura” entre uma naked e uma aventureira. Além disso, o modelo promete agilidade numa estrada sinuosa, diversão no fora-de-estrada e conforto para percorrer longas distâncias.
Com um design, chamado pela Honda de Daily Crossover, a NX 500 mistura seu aspecto utilitário com linhas acentuadas e formas sólidas. O desenho do farol de LEDs, segundo a Honda, mantém a penetração do feixe de luz, mas oferece uma distribuição mais ampla. A lanterna, assim como os piscas, também usam LEDs.
A modernidade da NX 500 aparece no novo painel com tela colorida de TFT de 5 polegadas. Herdado dos modelos maiores da Honda, o painel ainda oferece conectividade para smartphones por meio do aplicativo Honda Road Sync.
O motor da nova NX 500 manteve a base da CB 500X. Isto é, um bicilíndrico de 471 cm³, com quatro válvulas por cilindro e arrefecimento líquido. O bicilíndrico paralelo, produz 50,2 cv a 8.500 giros e 4,54 mkgf de torque a 7.000 rpm. O câmbio manteve as seis marchas, assim como a embreagem deslizante e assistida da antiga 500 X.
Já o tanque de combustível não recebeu alterações, Comporta ainda 17,7 litros de gasolina. De acordo com a Honda, o consumo do motor de dois cilindros é de 27,8 km/litro. Com isso, a autonomia estimada é de quase 500 quilômetros com um tanque de combustível.
A nova NX 500 virá para substituir a CB 500X no mercado brasileiro, porem isso deve ocorrer somente em 2025 ou 2026
KAWASAKI
Eliminator 450
Após seu lançamento no mercado norte-americano, a Eliminator 450, é confirmada para o Brasil. Com a Eliminator, a Kawasaki amplia sua gama de modelos e oferece uma moto leve, ágil e repleta de tecnologias.
A nova Eliminator vem equipada com um motor derivado da Ninja 400, porém na moto cruiser teve 52 cm³ adicionados em seu propulsor para gerar um torque ainda mais alto em baixas rotações. O motor da Eliminator 450 conta com dois cilindros em linha, 8 válvulas e 451 cm³, capaz de entregar 52 cv de potência máxima a 10.000 rpm e torque de 4,4 kgf.m a 7.500 rpm.
A Kawasaki Eliminator possui linhas modernas onde se destaca o seu farol em LED arredondado, acompanhado pelo tanque de 13 litros em formato de gota e pelo compacto painel digital redondo, que traz todas as principais informações de pilotagem.
No velocímetro, ainda é possível realizar a conexão com o smartphone através do ‘RIDEOLOGY THE APP’, aplicativo que permite configurar a motocicleta pelo telefone e fornece a telemetria do percurso realizado.
Além disso, a Kawasaki Eliminator conta com sistema de freios ABS e ‘Embreagem Assistida e Deslizante’.
Já entre as configurações mecânicas, a nova cruiser da Kawasaki apresenta suspensão com garfo telescópico de 41 mm na dianteira, complementado por amortecedor duplo atrás e freios a disco de 310 mm na frente e 210 mm na roda traseira.
A Kawasaki Eliminator 450 chega ao Brasil em 2024, mas ainda não teve o seu preço divulgado.
Ninja 500 e Z500
A Kawasaki revelou dois novos modelos de motocicletas durante o EICMA, a Ninja 500 e Z500. Elas vem para fortalecer a presença da Kawasaki no segmento de motocicletas de média cilindrada.
As novas Z500 e Ninja 500, trazem uma série de recursos e inovações com ênfase especial para seus novos motores bicilíndricos.
Tanto a Z500 quanto a Ninja 500 estão equipadas com os modernos motores bicilíndricos refrigerados a líquido da Kawasaki. Os detalhes sobre a nova motorização são pouco conhecidos, mas provavelmente sera baseado no motor que equipa a Kawasaki Eliminator
Os dois novos modelos compartilham um quadro leve tipo treliça que proporciona uma dinâmica ágil e equilibrada.
Para aqueles em busca de recursos avançados, as versões SE vêm com conectividade Bluetooth, uma porta de carregamento USB-C e ignição sem chave.
Além disso, os dois modelos são equipados com uma tela de LCD como padrão.
Outro ponto importante a se destacar é o visual das novas Kawasaki que apostam em linhas ousadas e agressivas fazendo até mesmo uso de Luzes Diurnas, mas sempre mantendo a identidade visual arrojada que já é marca registrada da Kawasaki.
Royal Enfield Himalayan 450
Um dos maiores destaques da Royal Enfield para o ano de 2024 é sem dúvidas a Himalayan 450, sua nova moto nada tem haver com a sua versão atualmente presente no mercado brasileiro, a nova Royal é completamente nova!
Como principais novidades podemos destacar seu novo motor Sherpa 450 com refrigeração líquida, chassi mais leve, suspensões Showa, acelerador eletrônico, bem como seu novo painel digital com navegação integrada.
O novo motor que equipa a Himalayan 450, tem na verdade 452cm³ de cilindrada e pela primeira vez traz a tecnologia de refrigeração líquida para os modelos da marca. Sua potência máxima é de 40,02 cavalos a 8.000 rpm (4,07 kgm) de torque a 5.500 rpm. Equipada agora com uma transmissão de 6 marchas, a nova Himalayan ultrapassa os 150kmh de velocidade maxima. Além disso o seu novo motor sherpa entrega 90% de seu torque a apenas 3.000 rpm e tem baixo nível de vibração. Seu peso em ordem de marcha é de 198kg (três quilos mais leve que sua antecessora).
A antiga himalayan era conhecida por ter uma suspensão robusta porem não tão confortável em pisos irregulares, porem isso mudou totalmente na nova himalayan.
Ela conta agora com amortecedores showa De garfo invertido SFF de 43mm de diâmetro na dianteira, já na traseira, conta com um sistema monoshock com links. Ambos amortecedores contam com 200mm de curso, oque garante um maior conforto e estabilidade ao rodar. Os seus freios também receberam melhorias em relação a geração anterior, Os discos cresceram e agora são de 320mm, na dianteira, e 270mm, na traseira. Com ABS em ambas as rodas, e pensando no uso fora de estrada é possível desativar o ABS na roda traseira por meio da escolha dos modos de pilotagem.
As rodas mantém as mesmas medidas de 21 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, sendo que agora o pneu traseiro possui uma medida mais larga, Ainda sendo oferecida a opção com pneus sem câmara para o novo modelo.
O seu tanque de combustível também foi ampliado e agora passa de 15 litros na versão antiga para 17 litros na nova versão. Isso aliado a média de consumo que fica por volta dos 28 km/l tornam a nova himalayan 450 uma ótima opção para longas viagens. É estimado que quando com o tanque cheio ela alcance uma autonomia de 480 km.
A Royal Enfield Himalyan 450 também se destaca por ser a moto mais tecnológicamente avançada da tradicional marca indiana.
Além do novo motor com refrigeração líquida, o modelo conta com acelerador eletrônico, seleção de modos de pilotagem e embreagem assistida deslizante. também sendo equipada com um painel 100% digital de 4 polegadas que além de trazer informações sobre a condução conta com um avanço sistema de navegação chamado de Tripper Dash Desenvolvido em parceria com a Google.
O Tripper Dash, trata-se de uma tela redonda de 4 polegadas. Possui diversas funções, incluindo modos de visualização diurno e também o noturno, que se ajustam automaticamente à luz, também sendo possível customizar o modo de navegação. Podendo também comandar músicas e chamadas, tanto por meio de seus comandos físicos como por comando de voz.
A conectividade é feita por meio de um aplicativo da Royal Enfield que deve ser instalado no smartphone. O uso da nova ferramenta de conectividade dispensa a necessidade de fixar o celular na moto, oque confere maior praticidade e comodidade.
A nova himalayan ainda não tem preço divulgado porém já foi confirmada para o nosso mercado e deve desembarcar no Brasil ainda no ano de 2024