BMW R 1300 GS: uma revolução na BMW Motorrad
No dia do centenário da montadora, eis que surge a BMW R 1300 GS com o motor boxer em produção mais potente da história.
A BMW Motorrad, uma das marcas mais renomadas no mundo das motocicletas, celebrou seu centenário com um anúncio incrível que deixou entusiastas e fãs ansiosos. Mas, no dia 28 de setembro de 2023, a fabricante alemã revelou sua mais recente criação, a BMW R 1300 GS, uma motocicleta que promete levar a lendária linhagem GS da BMW a novos patamares.
Com um motor boxer inovador, suspensão de última geração, e uma redução significativa de peso, a nova BMW R 1300 GS é uma conquista notável e um marco para a BMW Motorrad. Mas, neste artigo, exploraremos todos os detalhes emocionantes dessa nova máquina, que está prestes a definir o futuro do motociclismo.
Mas que tal conferir as outras novidades sobre a BMW?
BMW R 1300 GS: uma herança de inovação: 100 Anos da BMW Motorrad
Por isso, a BMW Motorrad tem uma história rica e impressionante de inovação e excelência no mundo das motocicletas. Por isso, há mais de quatro décadas, a BMW lançou o modelo R 80 G/S, estabelecendo o segmento de Enduro Touring e desde então, os modelos GS com motor boxer têm liderado o mercado. Agora, para marcar o seu centenário, a BMW Motorrad decidiu elevar o padrão e apresentar a BMW R 1300 GS, que representa a próxima evolução nessa linhagem icônica.
Poder inigualável da BMW R 1300 GS: um motor boxer de 145 cv
Com uma capacidade cúbica impressionante de 1.300 cc, esse motor produz uma potência surpreendente de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, gerando um torque máximo de 149 Nm a 6.500 rpm. Mas, isso faz da R 1300 GS o motor boxer mais potente já produzido em série pela BMW. Com essa potência, os pilotos podem esperar uma experiência de pilotagem emocionante e dinâmica, tanto em estradas quanto fora delas.
Um chassi aprimorado: tecnologia avançada para um controle superior
Para garantir que a nova R 1300 GS forneça um controle excepcional, a BMW Motorrad investiu em um novo chassi. Mas a estrutura principal em chapa de aço foi otimizada para oferecer maior rigidez, proporcionando um manuseio preciso. Além disso, o quadro traseiro agora é construído em alumínio fundido, melhorando a distribuição de peso e a estabilidade da motocicleta.
Suspensão eletrônica dinâmica: maior conforto e segurança
A R 1300 GS também está equipada com um sistema de suspensão eletrônica dinâmica (DAS), que oferece adaptação dinâmica do amortecimento e taxa de retorno. Isso significa que a moto se ajusta automaticamente com base no modo de pilotagem selecionado, na condição da estrada e nas manobras, proporcionando uma experiência de pilotagem mais emocionante e segura em diferentes tipos de terrenos. A DAS é um opcional de fábrica que garante um nível ainda mais elevado de segurança, desempenho e conforto.
Controle adaptativo de altura e suspensão esportiva opcional
Para atender às preferências individuais dos pilotos, a BMW oferece a opção de controle adaptativo de altura da moto e uma suspensão esportiva. O controle adaptativo de altura ajusta-se automaticamente às condições de uso, proporcionando conforto sem comprometer o desempenho. A suspensão esportiva oferece 20 mm a mais de curso da mola à frente e atrás, ideal para os entusiastas do off-road.
Modos de pilotagem: personalização e versatilidade
O sistema de pilotagem da nova BMW R 1300 GS apresenta quatro modos de pilotagem para atender às preferências individuais dos pilotos. Os modos “Rain” e “Road” se adaptam às condições de estrada, enquanto o modo “Eco” otimiza a eficiência de combustível.
Além disso, o modo “Enduro” proporciona uma configuração específica para uso off-road, melhorando a experiência para os aventureiros que gostam de explorar terrenos acidentados.
Iluminação avançada: faróis LED Matrix e tecnologia Headlight Pro
Conhecida por sua inovação em segurança e iluminaçãm a nova BMW R 1300 GS é equipada com faróis LED Matrix de série, que oferecem uma iluminação excepcional e aumentam a visibilidade nas estradas. Além disso, os faróis LED possuem indicadores de seta integrados nos protetores de mão, melhorando a visibilidade em condições adversas. O opcional “Headlight Pro” adapta o foco do farol às curvas, iluminando a trajetória da moto, o que aumenta a segurança durante as curvas.
Assistentes de pilotagem: tecnologia para a segurança
Já a assistência para a BMW R 1300 GS introduz uma série de novos assistentes de pilotagem, incluindo o Active Cruise Control (ACC), Front Collision Warning (FCW) e Lane Change Warning (SWW). O ACC permite ao piloto definir a velocidade desejada e a distância para o veículo da frente, enquanto o FCW ajuda a evitar colisões e reduzir a gravidade dos acidentes. O SWW monitora as faixas à esquerda e à direita, auxiliando nas mudanças de faixa e no uso dos espelhos retrovisores.
Versões especiais: variedade e estilo
Mas, a nova BMW R 1300 GS está disponível em várias versões, cada uma com seu próprio estilo e apelo único. A versão básica apresenta um design limpo e funcional, com a cor Lightwhite destacando a essência do modelo GS. A versão TripleBlack é uma variação icônica, com superfícies exclusivas que a tornam instantaneamente reconhecível. A versão GS Trophy é inspirada nas competições off-road e oferece uma aparência esportiva e agressiva. Por fim, a versão Option 719 Tramuntana combina estilo sofisticado com peças de alta