12 milhões de novos motociclistas em 10 anos no Brasil
O número de motociclistas no Brasil teve um aumento notável nos últimos dez anos, com um crescimento de 47,9% no total de pessoas habilitadas na categoria A da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mas em 2013, o país contava com 24,9 milhões de motociclistas, enquanto em 2022 esse número saltou para impressionantes 36,9 milhões. Um dado relevante é que dos dez estados que lideraram esse crescimento de 12 milhões de novos motociclistas, nove estão localizados nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
E você pode conferir as novidades para a Honda X-ADV 2024.
12 milhões de novos motociclistas: regiões Norte e Nordeste lideram
O levantamento realizado pela Abraciclo revela que nove estados estão concentrados no Norte e Nordeste do país. O estado de Alagoas está em primeiro lugar, com um aumento de 113% no número de habilitações na categoria A. Mas, seguido pelo Amazonas com 90,6% e a Bahia com 85,8%. Esse aumento expressivo nas habilitações reflete a crescente adoção da motocicleta como meio de transporte, lazer e trabalho em diversas regiões do Brasil.
Dia do Motociclista reforça a importância da segurança viária
Nesta quinta-feira, 27 de julho, é comemorado o Dia do Motociclista, e a Abraciclo aproveita a ocasião para promover a conscientização de todos os condutores. Sejam motociclistas ou motoristas, a redução de sinistros e a promoção da paz no trânsito é importante. Mas a associação pontua a importância da formação adequada dos condutores e ressalta que a segurança viária é um dos principais objetivos que norteiam suas ações.
No entanto, as fabricantes de motocicletas também têm investido no aperfeiçoamento de seus produtos, desenvolvendo tecnologias voltadas para a segurança. Além de promoverem cursos, palestras e atividades relacionadas ao tema da segurança viária, buscando contribuir para um trânsito mais seguro.
O perfil dos novos motociclistas
Entre esses 12 milhões de novos motociclistas, podemos encontrar pessoas de diferentes perfis, unidas pela mesma paixão: a motocicleta. É o caso do analista comercial Robson Santos, que obteve sua habilitação em janeiro e agora utiliza a motocicleta como meio de locomoção para o trabalho. Ele aproveita a agilidade do veículo para economizar tempo em seus deslocamentos.
A administradora de empresas Patrícia Gomes Borges adotou a motocicleta como seu principal meio de transporte desde março. E ela destaca o desejo de conhecer novos lugares e vivenciar experiências de liberdade e empoderamento ao conduzir sua motocicleta.
Além disso, uma tendência notável é o aumento do número de mulheres motociclistas nos últimos anos. Em 2013, eram cerca de 5 milhões de mulheres habilitadas na categoria A. Mas esse número cresceu 78% chegando a 8,9 milhões em 2022. Entre os homens, o aumento foi de 40,7% no mesmo período.
Com uma frota estimada em mais de 32,3 milhões, a proporção atual é de uma pessoa habilitada para pilotar motocicletas a cada seis habitantes, enquanto em 2013 era de um motociclista a cada nove habitantes. No entanto, esses dados demonstram o crescente interesse dos brasileiros pela motocicleta como forma de locomoção e lazer.
Com a tecnologia em constante evolução, a indústria de motocicletas continuará aprimorando seus produtos e investindo em segurança. E proporcionando uma experiência cada vez mais segura e agradável aos motociclistas do Brasil.